Bolsonaro comemora Flamengo no youtube e alfineta Globo: ‘Isso é livre mercado’

Medida Provisória 984 assinada pelo presidente dá direito ao clube mandante transmitir seus jogos ou negociá-los como bem entender e foi base para a decisão do Rubro-Negro

Crédito: Isto É
Presidente Jair Bolsonaro recebe presidentes do Vasco e Flamengo no Palácio do Planalto (Foto: Instagram)

O presidente Jair Bolsonaro comemorou, nesta sexta-feira, a transmissão do jogo do Flamengo no youtube, ação que contrariou a TV Globo, que culminou no rompimento do contrato entre a emissora e a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

O presidente alfinetou a Globo e fez um agradecimento a si mesmo por ter editado a MP 984 que dá ao clube mandante a possibilidade de negociar os direitos de transmissão e que foi usada pelo Rubro-Negro como argumento base para transmitir a partida na Fla TV.

– Uma televisão que tinha o monopólio e pagava R$ 500 mil, 600 mil para cada jogo. Parabéns ao Flamengo, parabéns ao presidente Bolsonaro que assinou a MP dando a liberdade para os times de futebol – disse Bolsonaro.

– O time que estiver melhor vai vender mais caro. Não existe acomodação. Isso se chama negócio. O time que se acomoda, quando for mandante, vai cair o valor da venda. Isso é livre mercado, é maravilhoso. O futebol do Brasil está tendo uma alavancagem enorme por causa disso – concluiu.

Sobre o caso
Pelos direitos do Carioca, Flamengo e Rede Globo vinham de uma queda braço desde janeiro. A mesma foi acentuada após a publicação da Medida Provisória 984, assinada recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro e que dá direito ao clube mandante transmitir os seus jogos ou negociá-los como bem entender.

Na última quarta-feira, ainda com o recurso da Globo sob análise e ameaça, o Flamengo transmitiu a partida diante do Boavista, pela 5ª rodada da Taça Rio e no Maracanã, com imagens em seu canal oficial no YouTube.

E o Flamengo alcançou as expectativas com a transmissão própria em relação a recordes. O pico de acessos simultâneos na FLA TV superou os 2,2 milhões, com a transmissão alcançando 14 milhões de visualizações no Youtube e impulsionando as inscrições no canal – agora com 4,2 milhões de inscritos, cerca de 400 mil a mais em relação ao início da partida.