Por Tony Martins

Já com o início da sétima rodada da fase classificatória, o Campeonato Baiano de 2020 apresenta muito equilíbrio entre as equipes que buscam uma das quatro vagas na semifinal da competição. Na parte de cima da tabela o Bahia, mesmo atuando com a equipe de transição (equipe sub-23) dispara na liderança da competição com 15 pontos, já praticamente garantido na próxima fase, sendo que as outras três vagas estão sendo disputadas de forma direta por 6 equipes: Vitória 11 pontos, Juazeirense 10  e Jacuipense 9  que completam o G4. Logo em seguida vem Fluminense com 9 pontos na quinta colocação, Bahia de Feira que tem 8 pontos é o sexto colocado e Atlético de Alagoinhas também com 8 pontos, está na sétima posição. Além dessas equipes, o Vitória da conquista ainda reúne chances matemáticas, desde que vença seus três jogos restantes para alcançar 13 pontos, já que tem apenas 4 até o momento. Doce Mel com 4 pontos e Jacobina com apenas um, brigam contra o rebaixamento.

Na rodada deste domingo (08/03/20) acontecerão três partidas, cujos resultados podem encaminhar as classificações das equipas vencedoras, sem, contudo, garanti-las antecipadamente na fase subsequente da competição, uma vez que ainda faltarão duas rodadas para o encerramento da primeira fase e os times estão embolados na classificação, com números muito próximos.

Em Alagoinhas, o Atlético, em crise, receberá a Juazeirense precisando vencer  e retornar ao G4, porém, o confronto será dos mais difíceis, já que o time coral vem de duas derrotas consecutivas, enquanto seu adversário cresceu substancialmente depois da contratação do treinador Laelson Lopes, inclusive, ganhou os dois últimos jogos  e continua invicto na competição, ocupando a terceira colocação com 10 pontos. O Atlético enfrentará em seguida o Bahia em casa e encerra sua participação diante do Jacuipense em Riachão do Jacuípe. Já O Cancão de fogo receberá o Vitória da Conquista no Estádio Adauto Moraes e encerra sua participação na primeira fase diante do Bahia de Feira na Arena Cajueiro.

Na Arena Cajueiro, o Bahia de Feira terá uma grande oportunidade de chegar ao G4, pois, receberá o lanterna Jacobina que tem apenas um ponto na competição. Caso o Tremendão vença seu adversário chegaria aos 11 pontos, podendo figurar entre os quatro primeiros colocados já nessa rodada, ao passo que o Jacobina precisa vencer a partida de hoje para fugir da zona de rebaixamento.  Os adversários do Bahia de Feira nas duas últimas rodadas serão Vitória no Barradão e a Juazeirense na Arena Cajueiro. O jacobina receberá o Doce Mel no Estádio José Rocha e encerra sua participação diante do Vitória da conquista no Estádio Lomanto Junior, no sudoeste do estado.

Vitória da Conquista e Fluminense de Feira fazem o terceiro jogo da rodada de hoje com objetivos diferentes, já que o Touro do Sertão almeja o G4, enquanto o representante do Sudoeste Baiano tenta vencer para fugir da zona do rebaixamento. O Fluminense tem 9 pontos, ocupando a quinta posição e tenta se recuperar da derrota sofrida diante da Juazeirense em casa. O Vitória da conquista perdeu duas vezes e empatou quatro vezes e não venceu nenhuma partida, por isso, tem que aproveitar o fato de jogar em casa para conquistar seu primeiro triunfo na competição. Os dois últimos adversários do Flu de Feira serão Jacuipense em casa e o Esporte Clube Bahia em Salvador.

O outro jogo que completa a rodada entre Jacuipense x Vitória foi adiado para o dia 15 de março, na Arena Valfredão em Riachão do Jacuípe. O rubro negro baiano que assim como o seu rival Bahia disputa o Campeonato Baiano com a equipe de transição, é o vice líder da competição  com 11 pontos,  está motivado pelo fato da equipe principal  figurar na zona de classificação da Copa do Nordeste e ser a única equipe do estado ainda  na Copa do Brasil, onde enfrentará o Ceará na terceira fase. Já o Leão do Sisal tem 9 pontos, ocupa a quarta colocação e perdeu apenas uma partida na competição, diante da Juazeirense na quinta rodada. Se o Esporte Jacuipense vencer o rubro negro ultrapassará a equipe da capital, podendo complicar a vida do rubro negro. Caso o Vitória saia vencedor diante da equipe do interior, praticamente se garante de forma antecipada na semifinal do estadual. Nas duas últimas partidas da primeira fase da competição o Vitória enfrentará o Bahia de Feira no Barradão e o Doce mel fora de casa, enquanto o Jacuipense terá pela frente o Fluminense no Joia da Princesa e o Atlético de Alagoinhas em Riachão do Jacuípe.