Por Tony Martins

A Sociedade Desportiva Juazeirense conseguiu um fato inédito e relevante no Campeonato Baiano de 2021. Restando-lhe ainda dois jogos, o Cancão de Fogo tem 16 pontos e cinco triunfos, já garantido na semifinal da competição, sendo que só poderá perder a liderança em duas situações: 1- perdendo seus dois jogos, contra o Vitória em casa e diante do Doce Mel no campo do adversário, e o Atlético de Alagoinhas vença o Vitória da Conquista no estádio Lomanto Junior; 2- perdendo seus dois jogos e o Vitória vença seus quatro compromissos restantes, pois chegaria a 18 pontos. Ainda tem a possibilidade da Juazeirense se garantir em primeiro lugar caso empate com o rubro-negro da capital no dia 21/04, em partida a ser realizada no estádio Adauto Moraes.

No G4 estão Juazeirense 16, Atlético 13, Bahia de Feira 12 e Bahia 12 pontos. Na briga estão Unirb 10 pontos, Doce Mel 9, Jacuipense 8, Vitória da Conquista 7 e Vitória 6 pontos.

O QUE CADA UM TEM DE FAZER

ATLÉTICO DE ALAGOINHAS se classifica ganhando do Vitória da Conquista, caso empate ganha a vaga, desde que Bahia de Feira e Bahia não vençam seus adversários, ou ainda torcer para que o Vitória não chegue a 15 pontos.

O BAHIA DE FEIRA se classifica vencendo o Unirb no dia 28/04, na última rodada, empatando ou perdendo, terá que torcer para que Jacuipense, Vitória da Conquista e Vitória não atinjam 13 pontos.

ESPORTE CLUBE BAHIA, mesmo vencendo o Jacuipense na última rodada não está garantido, pois, com 15 poderia ainda seria superado pelo Atlético de Alagoinhas que chegaria a 16 pontos, pelo Bahia de Feira no saldo de gols e também pelo Vitória que ainda pode chegar a 18 pontos. Se o tricolor de aço perder seu último jogo praticamente será eliminado da competição. Empatando dependerá de muitas combinações.

O UNIRB, vencendo o fluminense de Feira somaria 13 pontos, nesse caso ficará torcendo contra Bahia, Bahia de Feira que estão no G4, como também contra Jacuipense com 8 pontos e Vitoria, 6 pontos, que faltam 4 e 2 jogos, respectivamente.

O ESPORTE JACUIPENSE chegará ao G4 vencendo seus dois jogos restantes, nesse caso somaria 14 pontos, ultrapassava o Bahia da capital e torceria para o Unirb vença ou empate com o Bahia de Feira.

O VITÓRIA DA CONQUISTA precisará vencer seus dois últimos adversários e torcer por várias combinações, pois, várias equipes podem chegar a 13 pontos, levando a decisão provavelmente para os critérios de desempate.

Só resta ao ESPORTE CLUBE VITÓRIA vencer três dos quatro jogos que lhe restam, uma vez que, somaria 15 pontos, inclusive, podendo superar matematicamente todos os adversários, embora seja uma missão difícil.

O DOCE MEL, depois que venceu Vitória e Fluminense de Feira, chegou aos 9 pontos, fora do rebaixamento e ainda espera por um milagre, já que se vencer a Juazeirense na última rodada chegaria a 12 pontos, pontuação atual de Bahia de Feira e do Bahia da capital, integrantes do G4.

O tradicional FLUMINENSE DE FEIRA, duas vezes campeão baiano (1963 e 1969) tem 5 pontos, só se salvará do rebaixamento caso vença o Vitória na última rodada e torcer por duas derrotas de Vitória da Conquista ou Jacuipense, sendo que poderá ainda superar o time do Barradão desde que este some apenas um ponto em 12 disputados.