Ascom Seculte – Eneida Trindade

A Cia Biruta de Teatro vai apresentar, neste domingo (19), a Mostra de Esquetes do projeto ‘Palhaçada para Criação Cênica’. Na Mostra, serão apresentadas cenas de até 3 minutos construídas pelos alunos durante as oficinas do projeto. As apresentações são gratuitas e vão acontecer, a partir das 18h, no CEU das Águas, bairro Rio Corrente, em Petrolina.

O projeto, que chega à reta final, foi coordenado pela Cia Biruta e teve como objetivo contribuir para a profissionalização e formação artística de jovens da periferia. Ao longo de 10 encontros, a turma de 15 alunos teve a oportunidade de aprender sobre os princípios do ator em cena, jogos de expressão corporal, condicionamento físico, improvisação cênica e construção dramatúrgica.

O resultado desse aprendizado será conferido na Mostra de Esquetes, como explica a coordenadora geral do projeto, Camila Rodrigues. “A proposta da mostra é ser mais um espaço de partilha e comunhão do fazer artístico, trazendo a palhaçada como força motriz para o retorno do sonho, do encantamento, da celebração da vida, ainda que o atual contexto do mundo queira nos tirar o direito de sorrir”.

Ainda nesta última semana, a Cia Biruta convida o público para a apresentação do seu projeto de contação de histórias chamado “Malas e Peripécias”, com as histórias “Estrelas Mudam de Lugar” e “Flicts”, de Ziraldo. As apresentações serão no cineteatro da Praça CEU das Águas, neste sábado (18), às 18h, com entrada gratuita e classificação livre.

A produção executiva do projeto é de Cristiane Crispim, com assistência de produção de Antonio Veronaldo, e a coordenação de comunicação é de Letícia Rodrigues, que também faz o apoio técnico do projeto. 

Palhaçada

O projeto, que tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do edital Funcultura Geral (2018/2019), consiste na criação cênica através da palhaçaria, que é um dos processos de investigação da Cia Biruta de Teatro. Ao longo de 13 anos de existência, o grupo estuda essa linguagem com personalidades da área de circo e palhaçaria, como o Ésio Magalhães, Demian Reis, Caravana Tapioca, Cia Dois Palitos etc. Trabalhar com a palhaçaria tem trazido pedras preciosas de experimentação cênica para a Cia Biruta, como a descoberta das palhaças Mariola, Pitôca e Pirrite e do palhaço Futrica. 

Para mais informações: birutaciadeteatro@gmail.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here