Por Tony Martins

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), entidade representativa do esporte olímpico brasileiro, decidiu na última terça-feira (23/06), cancelar definitivamente a etapa nacional dos Jogos da Juventude 2020. Anteriormente, o COB já havia cancelado as disputas das modalidades coletivas nas etapas regionais do referido evento, sendo que essa última decisão se refere às modalidades individuais, tendo como consequência o cancelamento total dos jogos.

Os Jogos Nacionais da Juventude é um evento que reúne cerca de cinco mil estudantes dos 27 estados da Federação, em sua última etapa. Inicialmente acontece os Jogos Escolares nos municípios, depois a segunda etapa que ocorre em cada estado, em seguida vem a etapa regional, até chegar na etapa final.

Além do COB, as Secretarias de Educação dos municípios e dos estados, assim como as federações das diversas modalidades desportivas fazem parte de um arco institucional que garante a efetivação dos Jogos Nacionais da Juventude que envolve alunos de todo o país com idade entre 10 a 17 anos.

JUAZEIRO ACOMPANHARÁ A DECISÃO DO COB

A Coordenação de Esportes da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro-Ba-SEDUC, deverá seguir o exemplo do COB e não realizará os Jogos Escolares do Município. O professor Joacir Oliveira que é coordenador de esportes da SEDUC entende como pertinente a decisão tomada pela entidade olímpica pois, “infelizmente  é lamentável, mas, sabemos que essa decisão precisava ser tomada, em consequência dessa pandemia que está aumentando todos os dias em nosso país, sem previsão de diminuição dos casos”, declarou.

Joacir revela que a Prefeitura e a SEDUC entendem a importância do esporte para os estudantes, principalmente, a etapa nacional dos Jogos da Juventude que, inegavelmente, é uma grande vitrine, porém, o momento é de evitar eventos com aglomeração de pessoas, pois, correria o risco  de fugir do controle no que concerne à contaminação  pelo coronavírus.

Nesse momento, a SEDUC está se utilizando de aplicativo, propondo vídeos com a participação de professores e alunos em tempo real, no sentido de garantir as aulas de Educação física na rede municipal de ensino.