Com 100% de aproveitamento, Colômbia bate Paraguai e confirma 1º lugar no grupo B

No outro jogo do grupo, Argentina vence o Catar por 2 a 0 e garante o 2º lugar
Por Carlos Humberto – texto e foto

Neste domingo 23, véspera de São João, a seleção da Colômbia, sem sustos, venceu o Paraguai por 1 a 0 e confirmou o 1º lugar do grupo B da Copa América. O gol, marcado aos 30 minutos do 1º tempo pelo volante Cuellar, fez lembrar o clássico carioca Flamengo x Botafogo, vez que no gol paraguaio estava o goleiro Gatito Fernandez.

Luiz Diaz comemora segundo gol da Colômbia, antes da anulação pelo VAR

O VAR marcou presença em dois lances cruciais, gerando reclamação do técnico Carlos Queiroz, jogadores e torcida colombiana. Na primeira intervenção, anulou gol de Luiz Diaz, aos 23 minutos do 2º tempo. Aos 44, voltou a intervir ao cancelar pênalti assinalado pelo árbitro de campo em favor da Colômbia.

Como havia prometido, o técnico Carlos Queiroz, mandou a campo uma equipe alternativa, deixando, inclusive, seu melhor jogador, James Rodriguez, no banco de reservas.

Isso não impediu que a seleção colombiana apresentasse um futebol superior ao apenas lutador Paraguai, que mostrou brio e não desistiu nunca de buscar um melhor resultado.

A partida realizada na Arena Fonte Nova recebeu um público razoável de 11.313, mantendo a média dos jogos que não tem as presenças de Brasil ou Argentina. A derrota deixou o Paraguai na 3ª colocação, ainda com chance de passar para a segunda fase, dependendo dos resultados dos jogos do grupo C, que acontecem nesta segunda-feira.

O adversário da Colômbia nas quartas de final será o 2º colocado do grupo C (Uruguai ou Chile).

No outro jogo do grupo, a Argentina, ainda sem brilho, jogou apenas o suficiente para vencer a seleção do Catar por 2 a 0, na Arena Grêmio. Aos 4 minutos da etapa inicial, Lautaro Martinez, abriu o marcador, e Aguero finalizou o placar aos 36 minutos do segundo tempo. O resultado eliminou o país anfitrião da próxima Copa do Mundo.

O time de Messi encara a Venezuela no Maracanã no início da fase mata-mata, no dia 28.

FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 1 x 0 PARAGUAI

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 23 de junho de 2019, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Victor H. Carrillo (PER)
Assistentes: Jonny Bossio (PER) e Victor Raez (PER)
VAR: Anderson Daronco (BRA)
Cartões amarelos: Lucumi, Borja (COL); Arzamendia (PAR)
Gol: Cuellar, aos 30 minutos do 1º Tempo

COLÔMBIA: Montero; Arias, Cristian Zapata, Lucumi e Borja; Cuellar, Lerma e Cardona (Barrios); Cuadrado (James Rodriguez), Falcao Garcia (Duvan Zapata) e Luis Diaz. Técnico: Carlos Queiroz

PARAGUAI: Gatito Fernandez; Piris, Gomez, Alonso e Arzamendia; Richard Sanchez, Rodrigo Rojas (Iturbe), Derlis Gonzalez (Oscar Romero), Almiron e Matias Rojas (Cecilio Domínguez); Cardozo. Técnico: Eduardo Berizzo

Público: 13.903 (11.313 pagantes e 2.590 não pagantes)

Renda: R$ 2.581.785,00