Da Redação – por Carlos Humberto

Na estreia como titular do Bahia, o atacante colombiano Hugo Rodallega protagonizou atuação de gala ao marcar quatro gols em Pituaçu, na vitória baiana por 4 a 2, no clássico nordestino contra o Fortaleza. Substituto de Gilberto, artilheiro do time no Brasileiro com oito gols em 18 rodadas, o feito de Rodallega foi o destaque da vitória do tricolor da Bahia sobre o tricolor do Ceará.

Rodallega comemora gol do Bahia sobre o Fortaleza – Foto Felipe Oliveira-ECB

A partida marcou também a primeira vitória do técnico Diego Dabove no comando da equipe, que perdera na estreia para o Fluminense, no Maracanã.

Resenha

O clima do jogo começou com o protesto da torcida do Bahia fora do estádio, cobrando os jogadores por resultados, e o protesto surtiu efeito. Ainda no primeiro tempo, o Esquadrão levou para o campo a vontade de ganhar e foi superior ao Leão do Pici, vencendo por 1 a 0, no primeiro gol do colombiano Rodallega. Depois do intervalo, os visitantes cresceram na partida e ameaçaram virar o jogo, mas em noite inspirada, Rodallega marcou dois gols relâmpagos em dois minutos e parecia encaminhar um triunfo fácil para o Bahia, mas o time cearense reagiu e marcou dois gols em seguida, aos 20, com Pikachu, e aos 24, com Matheus Vargas. A essa altura, com o triunfo ameaçado, o presidente Bellintani não resistiu e precisou de assistência médica, mas Rodallega voltou a brilhar e marcou o quarto gol aos 30 minutos e definiu a importante vitória, quebrando sequência negativa de oito jogos sem vencer.

Classificação

Embora tenha somado mais três pontos, o Bahia permanece na 16ª colocação, às portas do Z-4, com 21 pontos, mas abrindo vantagem sobre o América Mineiro, enquanto o Fortaleza estacionou nos 33 pontos, no terceiro lugar.

Segue a tabela

No próximo sábado 11, o Bahia visita o Santos, na Vila Belmiro, em jogo válido pela 20ª rodada, às 21 horas. No domingo 12, o Fortaleza recebe o Atlético Mineiro, na Arena Castelão, às 16 horas.

FICHA TÉCNICA

Bahia 4×2 Fortaleza

Campeonato Brasileiro – 19ª rodada
Data: 4 de setembro de 2021 (sábado)
Horário: 21 horas
Local: Estádio Metropolitano Pituaçu (Salvador-BA)

Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira, Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Paulo Ziolli

Gols: Rodallega (BAH), aos 41’ do 1º tempo; Rodallega (BAH), aos 18’ e aos 20’; Pikachu (FOR), aos 24’; Matheus Vargas (FOR), aos 28’; e Rodallega (BAH), aos 30’ do 2º tempo

Bahia: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Juninho Capixaba; Lucas Araújo, Daniel (Luizão) e Lucas Mugni; Rossi (Maycon Douglas), Rodallega e Rodriguinho (Patrick de Lucca). Técnico: Diego Dabove

Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Jackson, Titi e Éderson; Jussa, Lucas Crispim (Lucas Lima) e Romarinho (Matheus Vargas); Yago Pikachu (Edinho), Henriquez (David) e Robson (Wellington Paulista). Técnico: Juan Vojvoda