Ascom Sindcom

Em portaria publicada na edição do Diário Oficial da última quinta-feira (17/06), a Prefeitura de Juazeiro estabeleceu ponto facultativo no dia 24 de junho, data em que tradicionalmente no Nordeste se comemora o dia de São João, para os servidores públicos municipais da Administração Direta e Indireta. Portanto, o Sindicato dos Comerciários de Juazeiro informa que o comércio de Juazeiro funcionará normalmente no dia 24 de junho.

Conheça um pouco mais as comemorações do São João

O Dia de São João é comemorado em 24 de junho, data de nascimento de São João Batista. João Batista era um profeta, primo de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, João foi enviado por Deus para preparar o mundo para a chegada de Cristo. Quando sua mãe Isabel engravidou, ela e o marido Zacarias já haviam passado muito da idade de ter filhos.

Por causa do voto que fizera na adolescência de passar a vida a serviço de Deus, João não podia cortar o cabelo nem consumir bebida alcoólica. Vivia em uma gruta no deserto, vestia-se com peles de animais e se alimentava de plantas e frutas – os “gafanhotos” de que a Bíblia fala na verdade são árvores que produzem um fruto adocicado, também chamadas de figueiras-do Egito.

Ficou conhecido por dedicar sua vida a pregar a vinda do Messias, que estabeleceria na terra o Reino dos Céus, e batizar os judeus como forma de penitência e preparação. Ele dizia que batizava com água, mas logo viria aquele que iria batizar com fogo e com o Espírito Santo.

Antes de iniciar sua vida pública, Jesus foi ao rio Jordão para ser batizado por João Batista. João disse que não era digno de batizar o Filho de Deus, mas Jesus o convenceu a fazê-lo.

Foi preso no ano 26, por ordem do Rei Herodes Antipas, acusado de liderar uma revolta popular, e decapitado a pedido da sobrinha do rei, Salomé. O motivo: João acusara a mãe da moça de adultério.