Da Redação

O coordenador geral dos Jogos Escolares do município de Juazeiro, Joacir Oliveira, divulgou nesta quinta-feira (25) comunicado no qual esclarece a posição oficial da Seduc, após o cancelamento dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

De acordo com o documento, a orientação no momento é de cautela e, diante da grave situação provocada pela pandemia, a comissão estuda ações usando o esporte como ferramenta de inclusão e socialização tão logo seja possível.

Leia na íntegra o comunicado:

COMUNICADO

COB cancela etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Maior competição esportiva estudantil do país, a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) não será realizada em 2020, em razão da pandemia de Covid-19. A decisão foi anunciada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) na tarde de terça-feira (23.06), em reunião virtual técnica entre dirigentes do órgão e membros das Confederações Brasileiras Olímpicas e das 27 secretarias estaduais. A oficialização do cancelamento deu-se por meio de nota, divulgada na manhã desta quarta (24.06).

O evento, que reúne anualmente na fase final cerca de cinco mil alunos-atletas de todos os Estados, entre 12 a 17 anos, em uma mesma cidade durante 15 dias, não ocorrerá neste ano tanto nas modalidades coletivas, quanto nas individuais.

Os principais fatores para o cancelamento apresentados pela entidade organizadora são o risco de contágio em ambiente sem controle direto do COB e Confederações; diferença entre as situações de cada Estado em relação à pandemia e o impacto na isonomia da competição; incerteza da data de retorno do calendário escolar presencial que pode comprometer o processo seletivo; possibilidade de os pais não autorizarem as viagens dos alunos/atletas; e eventual conflito com o calendário nacional das modalidades em função da possibilidade de concentração de muito eventos.

Em relação aos Jogos Escolares do nosso município a orientação no momento ainda é aguardar até porque estamos vivendo estatisticamente um aumento muito grande do COVID 19, mas estamos planejando outras ações usando o esporte como ferramenta importante de inclusão e socialização logo após Pandemia, levando em consideração as questões psicológicas dos nossos alunos. E, claro, respeitando todas as orientações dos órgãos responsáveis, Vigilância Sanitária, OMS e Secretaria de Saúde.

Joacir Oliveira – Coordenador Geral