Por Rubens Carvalho

A comunidade acadêmica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do processo democrático de eleições, escolheu as professoras Adriana dos Santos Marmori Lima e Dayse Lago de Miranda para reitora e vice-reitora. Esse feito é o primeiro da história da UNEB, onde duas mulheres do interior do Estado venceram o pleito para Reitoria e a Vice-Reitoria. As duas foram estudantes de Graduação e Pós-graduação e são Professoras efetivas na instituição.

A eleição ocorreu de forma remota (site  www.votauneb.com.br, com suporte de empresa e auditoria externas e licitadas) devido a Pandemia do Covid 19. O resultado final foi divulgado pela Comissão Eleitoral, na qual as professoras Adriana dos Santos Marmori Lima e Dayse Lago de Miranda venceram as eleições com o percentual de 39,68 %; tendo a chapa composta pelos professores Marcelo Duarte Dantas de Ávila e Sofia Silva de Souza obtido 35,21 %; e a chapa composta pelas professoras Carla Liane Nascimento Santos e Amélia Tereza Santa Rosa Maraux obtido 21,95 %.

Neste certame eleitoral votaram os professores, estudantes e servidores técnico-administrativos do interior e da capital da Universidade. Depois da divulgação do resultado com a lista com os nomes das três chapas (lista tríplice), ela ficará em mãos do governador do Estado da Bahia, Rui Costa, que irá realizar a nomeação da nova gestão que começará mês de janeiro 2022.