3.3 C
Nova Iorque
sexta-feira, dezembro 3, 2021

Confraternização marca encerramento do Festival Gastronômico ‘Sabores de Juazeiro’ e lançamento do Salão de Turismo do Vale

Ascom PMJ

Ao som da boa música de Mauriçola e apresentações culturais com o grupo Samba de Véio do Rodeadouro, a Nordhaus, na Orla II de Juazeiro, foi palco na noite desta quinta-feira (4) da cerimônia de encerramento do 1º Festival Gastronômico ‘Sabores de Juazeiro’. O Festival é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a correalização do aplicativo de delivery pede.Aí, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e do Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem (SINDHAJ). A iniciativa foi uma virada de chave em meio a um período de pandemia, que teve resultados surpreendentes e repercussão nacional.

O público foi formado por membros do Sebrae, Sindicato Patronal, deputado Roberto Carlos, secretários municipais, vereador Renato Brandão, representando a Câmara de vereadores, além dos proprietários dos estabelecimentos participantes. O titular da Seculte, Sérgio Fernandes, representou a prefeita Suzana Ramos e o vice, Leonardo Bandeira.

“A Secretaria de Turismo e Esportes, quando viu esse projeto através da prefeita Suzana Ramos, abraçou o evento e a gente ficou muito feliz. Inclusive, já foi um pedido da nossa prefeita colocar no calendário do município. A gente sabe que este festival veio num momento crítico, fomos à Salvador através do nosso deputado Roberto Carlos, que também abraçou esse projeto pra poder incentivar e foi um sucesso”, disse Sérgio Fernandes.

Para Carlos Cointeiro, gerente regional do Sebrae, o projeto foi pensado com a missão de gerar a inclusão, independente do estabelecimento inscrito. A partir de agora, o Festival entra para o calendário municipal, com realização sempre no mês de outubro, fortalecendo o empreendedorismo local. “A gente tá muito feliz com todo esse resultado, os estabelecimentos que acreditaram no projeto. Conseguimos trazer a inclusão do estabelecimento. O momento hoje é de premiação, mas a partir desse ano, todo mês de outubro tem Festival. É muito importante isso, porque o Festival tomou uma proporção muito grande”, destaca.

Após mais de 20 dias entre exposições de pratos, workshops e ações de degustação com os influencers, Paula Theotonio e o Chef Leandro Nascimento, os estabelecimentos se reuniram aos organizadores e parceiros para celebrarem a noite de premiações. Todos os participantes receberão certificados, mas a premiação com troféus, foi voltada para os cinco primeiros restaurantes que se destacaram, bem como dos vencedores das categorias.

O deputado Roberto Carlos agradeceu a todos os organizadores e parceiros envolvidos no Festival, por proporcionarem a Juazeiro um evento tão importante, contribuindo assim para a movimentação econômica da cidade em um momento de crise por conta da pandemia. “Juazeiro merece, esses empreendedores merecem. Em plena pandemia, nós conseguimos promover o Festival na nossa cidade”, pontua o parlamentar.

Resultados e premiação

Os primeiros resultados anunciados foram os cinco destaques nas categorias, prato principal, comida de boteco, lanches e sobremesa. São eles: Café Cremoso, 13 Burguer, O Rei do Caldo, A Nordestina Delivery e Dog Gourmet do Vale. Em seguida, foi a vez da premiação oficial dos vencedores do Festival. Na categoria prato principal, o restaurante Rio Center venceu com o prato Nego D’Água. No quesito sobremesas, quem levou o troféu foi Nane Bolos Caseiros, com o Bonno Jua. Já a Cantina do Ney, venceu na categoria comida de boteco, com a sua Buchada Nordestina. E no quesito lanches, o Porão Burguer levou a melhor com o seu Yakuza.

De acordo com Paula Theotonio, uma das julgadoras, os pratos tiveram saltos de criatividade. A avaliação foi criteriosa e técnica, tendo sido levados em consideração, a criatividade, o sabor, originalidade e entrega/embalagem.

Lançamento Salão de Turismo

Após o encerramento do Festival Gastronômico “Sabores de Juazeiro”, foi a vez do público conhecer a proposta do Salão do Turismo do Vale do São Francisco. O evento, que reuniu representantes do setor turístico de diversos municípios, visa integrar e promover o potencial turístico dos estados de Pernambuco e Bahia. A primeira edição acontecerá em Petrolina, de 28 de abril a 1° de maio de 2022. Já em 2023, Juazeiro será a anfitriã do Salão.

De acordo com o presidente da Coopemvale, Sérgio Martins, uma das promotoras do evento, junto com a Criatur, é integrar o Vale do São Francisco para discutir turismo. “Nós temos mais de 10 cadeias turísticas, entre elas, o setor enoturístico, turismo de aventuras, o náutico e o corporativo, e a proposta do Salão do Turismo é pensar de forma integrada, junto com os municípios que compõem o Vale e também os Governos da Bahia e Pernambuco, o turismo nessa região”, explicou, anunciando que a primeira coisa a ser feita será um mapeamento do potencial turístico dos municípios participantes do Salão.

VEJA TAMBÉM

2,140FansLike
1,152FollowersFollow
12FollowersFollow
- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Iniciar Conversa
Posso ajudar?
Olá podemos te ajudar