Ascom/Conmebol

O preto e o dourado vão dar o tom da bola da grande decisão da CONMEBOL Copa América Brasil 2019, neste domingo, dia 07, a partir das 17h (horário de Brasília), no Estádio do Maracanã. Além das novas cores, a bola Nike Merlin Rabisco também terá a data da decisão, o nome do estádio e a bandeira dos países do confronto. A edição especial é uma homenagem à final do torneio mais antigo de seleções do mundo.

Foto: Divulgação

Desde a sua concepção, a Nike Rabisco nasceu com um design que valoriza a cultura de rua trazendo características dos grafites espalhados pelo País. O swoosh, logomarca da Nike, aumenta ainda mais essa narrativa com uma pintura que simulou a tinta do spray escorrendo; além da ilustração de cinco estrelas, referência ao número de vezes em que o Brasil foi sede da competição, a logomarca oficial da CONMEBOL Copa América e o selo de certificação FIFA Quality.

A bola da grande final mantém as mesmas características técnicas da utilizada em todo o torneio. Desenvolvida pela Nike, a Rabisco nasceu com uma superfície de impacto maior, reduzindo a construção tradicional de 12 para apenas quatro painéis. Uma solução que diminuiu o número de emendas em 40%, eliminou pontos duros e criou um ponto ideal para chute mais preciso.

A bola da CONMEBOL Copa América Brasil 2019 tem em sua composição uma bexiga de látex, em substituição à tradicional borracha, que fica envolvida em materiais próprios para promover uma pressão de ar mais consistente e manter a sua forma. As ranhuras com gravuras e tintas 3D projetadas para secar em níveis e locais que variam em milímetros elevam-se à medida que secam durante o processo de impressão, melhorando ainda mais a aerodinâmica e o toque da bola.

E uma das principais inovações da Rabisco foi a utilização, pela primeira vez, da tecnologia All Conditions Control (“Controle em Todas as Condições” – ACC) em uma bola de futebol para fornecer o melhor toque e controle em todas as condições climáticas e de campo.

A edição especial Copa América Nike Merlin Rabisco, modelo idêntico ao que será usado na final da CONMEBOL Copa América Brasil 2019, estará disponível em nike.com.br e no restante do mercado a partir de 04 de julho.