Da Redação – por Carlos Humberto

Com pelo menos cinco equipes com vagas garantidas na fase de oitavas de final da Copa do Brasil, o Nordeste brilha desbancando gigantes do futebol brasileiro, e repetindo o feito de 2009, quando Vitória (BA), Icasa (CE), CSA (AL), Fortaleza (CE) e Náutico (PE) marcaram presença.

Juazeirense é um dos dois representantes baianos na Copa do Brasil 2021 (Foto: Bruno Lopes)

E a possibilidade de um sexto clube classificado é real, basta que o Vitória derrote o Internacional nesta quinta-feira em Porto Alegre, revertendo o resultado do primeiro jogo, quando perdeu em Salvador.

Esse ano Juazeirense (BA), que eliminou o supercampeão Cruzeiro; Bahia (BA), bateu o Vila Nova (GO); CRB (AL), frustrou o Palmeiras, atual campeão; ABC (RN), que venceu a Chapecoense; e Fortaleza ou Ceará, que decidem vaga nesta quinta-feira, serão os nordestinos a escrever história na segunda maior competição do calendário do futebol nacional organizado pela CBF.

Das 16 equipes que continuam na competição, os cinco representam 31%, número significativo que evidencia o crescimento do futebol do Nordeste.

Esse número é maior se estendermos o cenário para as demais séries do campeonato nacional, onde a região é representada por 36 equipes: São quatro na série A, seis na Série B, seis na Série C e 20 na Série D.