Ascom PMP

Com o objetivo de facilitar o acesso ao reforço da vacina para o público idoso (a partir de 60 anos), a Secretaria de Saúde de Petrolina está disponibilizando, nas Unidades Básicas de Saúde, a terceira dose do imunizante. Para receber a vacina é preciso ter um intervalo de seis meses de imunização da segunda dose, também é necessário procurar o Agente Comunitário de Saúde ou a própria equipe da unidade para realizar o cadastro e agendamento da vacina.

O reforço do imunizante está sendo aplicado em idosos, profissionais da saúde e pessoas que são imunossuprimidas graves.  O esquema de imunização segue o mesmo da primeira e segunda dose, sendo necessário cadastro e agendamento na plataforma vacina.petrolina.pe.gov.br. O diferencial adotado pela secretaria é quanto ao público de 60 anos e mais, que pode receber o imuno na própria unidade de saúde do bairro em que mora.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, a medida adotada visa facilitar o acesso deste público ao imunizante. “Temos ciência que alguns idosos não têm acesso a informatização, assim, estudamos essa possibilidade para trazer facilidade a esse público”, destacou.

“A vacina vai para a unidade mediante lista com a quantidade de idosos informados pela equipe, ou seja, o próprio idoso ou um familiar pode procurar o Agente Comunitário ou a própria equipe do posto de saúde. Na unidade será programado o dia e horário que o paciente comparecerá para receber o imuno”, finalizou a secretária.

As Unidades Básicas de Saúde da zona urbana funcionam nos dois turnos, manhã e tarde, já as da zona rural somente no período da manhã, das 8h às 13h.