Prefeito decreta toque de recolher como medida restritiva para combate ao novo coronavírus em Juazeiro

Por Fabiana Diniz/SESAU

Juazeiro irá adotar a partir de amanhã (19) o toque de recolher, das 22h às 5h, como medida restritiva para combater o avanço do novo coronavírus na cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Bomfim juntamente com a secretária de Saúde Fabíola Ribeiro, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (18) no Paço Municipal e vale até o dia 30 de maio. Com a medida, apenas serviços essenciais como farmácia, unidades de saúde e serviços de delivery, poderão funcionar. O prefeito anunciou ainda a implantação de barreiras sanitárias, para aferição da pressão arterial da população, nos distritos e área central da cidade.

A decisão de adotar o toque de recolher foi tomada após reunião do prefeito com representantes das forças de segurança e respaldada pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus e ao H1N1. “Registramos um aumento significativos de casos positivos da COVID-19 no município nos últimos dias e segundo os profissionais da saúde, que têm nos acompanhado diariamente, os próximos 15 dias serão importantíssimos para o combate ao vírus. Os casos poderão aumentar ainda mais ou poderemos tomar medidas para frear esse crescimento. Importante lembrar que essas decisões vêm tão somente para evitar que a pandemia se fortaleça não só em Juazeiro, mas em toda região do Vale. As abordagens, num primeiro momento, serão educativas para evitar a circulação em massa e as aglomerações e, principalmente, para fazer com que as pessoas compreendam a importância de ficar em casa nesse momento”, destacou o prefeito.

Para o coronel da PM Nilton Paixão a medida demonstra mais uma vez o cuidado do prefeito Paulo Bomfim com a população. “O prefeito tem se mostrado preocupado com o município e medidas como esta têm que ser adotadas. Nós que fazemos parte do sistema de defesa estamos juntos e irmanados para minimizarmos essa situação do coronavírus em nossa cidade”, afirmou. Além dele, estiveram na reunião com o prefeito, o Ten. Cel. Tarcísio Ribeiro do GB, o Cmt. da Guarda Municipal Israel Marcos, a delegada da Polícia Civil Lígia Nunes e do Cap. Adjailson Moura da PRE-PM.

Durante a coletiva o prefeito anunciou ainda a instalação de barreiras sanitárias fixas na área bancária da cidade e nos distritos de Maniçoba e Itamotinga, além de barreiras móveis nos demais distritos a partir de quarta-feira (20). De acordo com ele, os profissionais já estão sendo treinados para que seja atingido o maior número possível de munícipes e as pessoas que forem identificadas com algum sintoma sejam encaminhadas aos serviços de saúde do município. Juazeiro registrou o primeiro caso da COVID-19 no dia 23 de março e no último boletim divulgado foram apresentados 48 casos positivos.