Daniela Duarte/AMA

Cumprindo agenda administrativa em Brasília, o diretor executivo da AMA, Agnaldo Meira, o Superintendente Operacional Cristiano Gonçalves e o Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas Voldi Alves visitaram o novo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Newton Araújo Silva Júnior e também sua equipe técnica. O objetivo do encontro foi tratar sobre abastecimento, sobretudo no Mercado do Produtor de Juazeiro e o projeto do Novo Ceasa.

“Abordamos temas relacionados ao agronegócio e sobre futuras parcerias entre a CONAB e a AMA levando para Juazeiro a modernização do sistema de coleta de dados e estatística de mercado e o projeto para o novo Ceasa. Além disso, falamos sobre a implantação do Balcão da Conab e/ou Unidades Satélites de Vendas – USVs, como estruturas de abastecimento que visam a cadeia da caprinovinocultura e a agricultura familiar. Convidamos também a equipe da CONAB para visitar pela primeira vez nosso Ceasa e realizar um treinamento aos nossos servidores”, externou o Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas Voldi Alves.

Na oportunidade, o diretor da AMA Agnaldo Meira, destacou a importância desse encontro e pontuou que a parceria da Conab vem para somar e trazer melhorias para o Mercado do Produtor de Juazeiro. “Foi um encontro muito produtivo e pudemos mostrar os dados da nossa cidade para juntos visarmos projetos que tragam melhorias para nosso Ceasa. O Mercado do Produtor de Juazeiro é destaque nacional e a CONAB é uma companhia muito importante para mostrar essa potência do entreposto”, destacou Agnaldo.

A equipe esteve reunida também com o corpo Técnico da Conab: Ana Rita Costa Pinto e Joyce Silvino Fraga da Superintendência de Abastecimento Social e Regina Célia Gonçalves Santos, Gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro para discutir questões como: elaboração de um Convênio de Cooperação entre a Conab e a AMA para conduzir ações de capacitação, implantação do sistema de controle de portaria para melhorar o sistema de captação de dados e informações estatísticas resultando em dados mais precisos, revisão da metodologia de coleta de dados e a importância social da reativação do banco de alimentos.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é uma empresa pública com sede em Brasília, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) A empresa está presente em todas as regiões brasileiras, com superintendências nos 26 estados e no Distrito Federal, além de mais de 90 Unidades Armazenadoras (UA), como armazéns convencionais, graneleiros, portuários, etc., que são capazes de estocar diversos produtos agrícolas e garantir o suprimento alimentar da população.