Secretário de Desenvolvimento Econômico comemora manutenção de Juazeiro no Top 3 em geração de emprego no Nordeste

Lene Radina/ Ascom ADEAP

Vista aérea do Distrito Industrial do São Francisco (DISF) de Juazeiro-BA

O Município de Juazeiro está comemorando mais uma grande notícia neste ano de 2019. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última sexta-feira (24), pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o Estado da Bahia teve saldo positivo no mês de abril e Juazeiro foi a terceira cidade do Nordeste que mais gerou empregos nesse período, ficando atrás apenas de São Luiz (Maranhão) e Salvador (Bahia). O secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) comemorou a notícia, ressaltando as ações de atração de novos investimentos, que foram iniciadas em 2009.

Em abril todos os setores da economia baiana tiveram saldo positivo, com destaque para a agropecuária (2,4 mil novos postos), indústria de transformação (2,4 mil), serviços (2,3 mil) e a construção civil (1,5 mil). “A nossa região tem uma grande força no agronegócio, mas a indústria também tem tido destaque, o que coloca a nossa cidade por cerca de seis anos no topo da geração de empregos no Nordeste. Estamos focando cada vez mais nos arranjos locais, desenvolvendo os potenciais que a região possui e otimizando a organização, as cadeias produtivas, a potencialização e legalização dos micro e pequenos empreendedores. Estamos no caminho certo”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

O município teve um saldo de 1.722 contratações com carteiras assinadas, com destaque para a indústria de transformação, responsável por 1.336 novas vagas. O gestor municipal destacou as alternativas para superar a crise e a evolução da política de atração de novos investimentos, iniciada na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho.

“Apesar da grave crise financeira enfrentada pelo país, Juazeiro mantém uma gestão equilibrada pagando servidores em dia e entregando obras toda semana. Além disso, temos atraído a chegada de novas empresas para abertura de mais vagas de empregos, investido em educação e na qualificação profissional das pessoas para formar mão de obra especializada. Vamos continuar firmes nessa missão de melhorar cada vez mais a vida de nossa gente”, declarou o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim.

Em sua história recente, a cidade atraiu vários empreendimentos que contribuíram para atual posição na geração de emprego, a exemplo do Juá Garden Shopping, Bari Automóveis, Lojas Americanas, Assaí, G Barbosa, Mercantil Rodrigues, Compare, Casas Bahia, Concessionária Mercedes Benz, subestações de energia solar, indústria de montagens de equipamento de energia eólica, indústria de produção de óleos e margarina, como a Icofort, dentre outros. Já no setor da agropecuária, anualmente são realizadas feiras de caprinos e ovinos, além da Fenagri (bianual) que movimenta a cadeia produtiva e contribui com a geração de renda para o município e região.