Adailma Gomes – Assessora de imprensa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Plínio Amorim, secretário de educação, cultura e esporte de Petrolina

Dando continuidade ao planejamento do ano letivo 2021, nesta sexta-feira (15), a Secretaria Municipal Educação de Petrolina reuniu, virtualmente, os gestores escolares das unidades de ensino da rede municipal. A reunião contou com a participação do novo secretário da pasta, o professor Plínio Amorim; da equipe de secretárias executivas e dos gestores e vice-diretores.

Entre as novidades para o novo ano letivo, o gestor da pasta anunciou que em 2021, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes terá mais autonomia administrativa e financeira. A mudança deve possibilitar uma agilidade maior nos processos, o que beneficiará diretamente cerca de 5 mil profissionais ligados à Educação. No encontro, também foi abordada a grande expectativa para a implantação de novas unidades de Tempo Integral, totalizando 15 prédios escolares até 2024. Bem como, o desejo pela inauguração da Casa do Saber – Centro de formação dos profissionais da rede. As ações fazem parte do plano de governo do prefeito reeleito, Miguel Coelho, através do programa “Petrolina Educa Mais”.

Em seu retorno à Secretaria de Educação de Petrolina, cerca de 12 anos depois, Plínio Amorim não esconde sua satisfação com o novo desafio. “É muito gratificante retornar para a SEDUCE e ter a oportunidade de reencontrar tantos colegas que aqui deixei. Mas também encontrei muita gente nova e competente. Tive a felicidade de assumir a pasta em um momento em que a Educação de Petrolina é destaque pelos bons resultados e o meu desafio a partir de agora é superar o que já foi conquistado”, pontua o secretário de Educação.

Modelo de Ensino – Na oportunidade, foi anunciado aos gestores que, em breve, será divulgado amplamente o modelo de ensino que será adotado em 2021. A decisão será tomada seguindo as recomendações dos órgãos sanitários visando garantir a segurança dos estudantes e de todos os profissionais que compõem o quadro da educação municipal. As datas já definidas no calendário letivo também foram pautas durante a reunião. Este ano, a abertura do ano letivo também acontecerá de forma virtual. Previsto para acontecer no dia 1º de fevereiro, o evento com transmissão online contará com a participação de um convidado surpresa. Já o primeiro dia de aula está previsto para 3 de fevereiro.