Em parceria com o governo do Estado, Prefeitura de Juazeiro promove clínicas e apresentações de Basquete 3×3

Evento acontece na Praça São Tiago Maior de quinta (22) a sábado (24), das 9 às 17 horas.
Por Carlos Humberto

A cidade de Juazeiro, no norte baiano, recebe nos dias 22, 23 e 24 técnicos da empresa Marketing Consulting Sports (MCS) para promoção do Basquete 3 x 3, modalidade esportiva que vai estrear nos Jogos Olímpicos do próximo ano, no Japão.

Durante três dias, a mais nova modalidade olímpica será apresentada ao público em geral, graças à parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro.

O governo do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), reconhecendo o crescimento do polo esportivo do município, escolheu Juazeiro para início do projeto, que terá a participação de 11 estabelecimentos educacionais, e como palco a arena montada especialmente no centro da cidade, na Praça São Tiago Maior.

As clínicas funcionam como um elo entre os Jogos Escolares da Bahia e os Jogos Universitários, e servem para a continuação das práticas esportivas nas escolas públicas e universidades.

Rodrigo Aguiar, coordenador da MCS, explicou detalhes do evento: “Nosso objetivo é dar conhecimento e difundir a prática do Basquete 3 x 3, atendendo a proposta do governo da Bahia, através da Sudesb, que pretende alcançar 100 mil alunos. Além de Juazeiro, outras cidades das várias regiões do Estado, serão visitadas até o dia 21 de setembro. Aqui, essa ação será ambientada nessa bela Praça São Tiago Maior, onde a Prefeitura Municipal montou a estrutura necessária”.

O secretário da pasta da Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), Sérgio Fernandes, comemorou: “A decisão do governo da Bahia, em colocar nossa cidade no roteiro dos grandes eventos esportivos, é o reconhecimento do sucesso das políticas públicas adotadas pelo governo do prefeito Paulo Bomfim”.

A etapa de Juazeiro é aberta ao público, e terá presença de atletas do basquete nacional, que disputam competições organizadas pela NBB (Novo Basquete Brasil). Em todos os dias, as apresentações começam às 9 horas, se encerrando às 17.

O que é o Basquete 3×3 (lê-se 3 por 3)

O Basquete 3×3 é uma versão formalizada do basquete tradicional, disputada por equipes formadas por 3 jogadores usando a metade da quadra. Inspirada no Streetball, disputado em ruas e parques, a modalidade teve sua origem em 2007. Com o sucesso internacional, em 2010 o COI (Comitê Olímpico Internacional) promoveu a sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude de Singapura com o nome de FIBA 33. Só em 2011 a nomenclatura foi mudada para Basquete 3×3, e passa a compor o mix de modalidades esportivas olímpicas reconhecidas pelo COI.