Ascom/Sesau – Maria Lima

Luzinete Isaura dos Santos foi a primeira a receber a vacina em Juazeiro

Um médico, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem receberam na tarde desta terça-feira (19), as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em Juazeiro. Num evento simbólico, a prefeita Suzana Ramos, o secretário de Saúde, Fernando Costa, e o vice-prefeito Leonardo Bandeira abriram oficialmente a campanha de vacinação no município.

Luzinete Isaura dos Santos, técnica em enfermagem de 47 anos, que atua há 16 anos no SAMU foi a primeira da linha de frente a receber a vacina, aplicada pelo secretário Fernando Costa. “Fiquei emocionada quando recebi o convite para ser a primeira a receber a dose. Nessa pandemia, em todos os setores vivemos um momento complicado, mas em nome de Jesus vamos sair disso tudo firmes e fortes”, declarou emocionada Luzinete.

O segundo a ser vacinado foi o médico cirurgião geral e endoscopista, Ivan Vieira, que trabalha no SAMU há 7 anos. Ele disse que estava feliz com o momento que é tão importante para os profissionais de saúde e para todos os brasileiros.

Renilde Campos, enfermeira há 18 anos, atua do hospital de campanha e se emocionou ao ser vacinada.  “Pra mim é uma vitória, porque sabemos da gravidade da doença, e agora temos uma arma para lutar de frente contra o vírus. E represento todos os profissionais que estão na linha de frente combatendo ao coranírus. Foi muita emoção esse momento”, relatou Renilde.

Dr. Ivan Vieira, médico do SUS, recebe a vacina contra a Covid

Com as primeiras 2.548 doses recebidas, a Secretaria de Saúde de Juazeiro vai vacinar em seus postos de trabalho através da unidade volante, cerca de 1.200 trabalhadores da saúde que estão em atividade na linha de frente de combate à Covid-19, garantindo a segunda dose catorze dias após a primeira. “Dependendo da quantidade de doses que vamos receber é que a gente vai ampliando para mais profissionais de saúde e para os idosos acima de 75 anos. Depois das doses enviadas pelo estado é que vamos programar as outras linhas de prioridade dentro do plano de imunização”, explicou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Enfermeira Renilde Campos no momento em que era vacinada

Para a prefeita, a vacina que acabou de chegar representa vida e esperança para o povo de Juazeiro. “É emocionante esse momento, é como se a vacina fosse vida pra todos nós. Quantas pessoas gostariam de estar aqui com essa esperança e não estão mais entre nós? Quantas famílias sofreram com essa doença? Não como gestora, mas como ser humano a alegria é muito grande em saber que é uma esperança. E vai chegar para toda a população, se Deus quiser”, concluiu Suzana Ramos. 

Capacitação

Nesta quarta-feira (20), os vacinadores passarão do dia em capacitação no centro de saúde III e as equipes volantes da secretaria de saúde começarão a vacinar os profissionais de saúde da linha de frente de combate a Covid-19.