Fundação da Federação Brasileira de Sports completa 106 anos

Crédito: Assessoria CBF

Entidade que deu origem à CBF e organizou o primeiro jogo da história da Seleção Brasileira completa 106 anos de fundação nesta segunda-feira (8)

Escudo da Federação Brasileira de Sports

A data de 8 de junho é especial para o esporte. No ano de 1914, este dia marcou a fundação a Federação Brasileira de Sports (FBS). Nesta importante data a CBF homenageia todos os que ajudaram a construir a trajetória vitoriosa da Seleção Brasileira.

Naquele mesmo ano, no dia 21 de julho, a Seleção fez sua primeira partida da história. O Brasil enfrentou os ingleses do Exeter City, no campo da Rua Guanabara, conhecido hoje como Estádio das Laranjeiras, e venceu por 2 a 0. A FBS convocou os melhores jogadores em atividade no Rio de Janeiro e São Paulo, os grandes centros do futebol brasileiro na época. Os europeus já eram profissionais, mas os amadores brasileiros, como Friedenreich, Marcos de Mendonça, Abelardo De Lamare, Rubens Salles e Sylvio Lagreca, surpreenderam e deram ao mundo um bom presságio do que se tornaria uma lenda centenária.

Seleção Brasileira, primeiro jogo oficial em 21-07-1914 (Credito-Arquivos-CBF)

Em 21 de junho de 1916, a Federação Brasileira de Sports passou a se chamar Confederação Brasileira de Desportos. Como CBD, a Seleção Brasileira disputou todas as Copas do Mundo, que teve a primeira edição realizada em 1930, até a do ano de 1978. O Brasil venceu três edições com o brasão da CBD no uniforme: 1958, 1962 e 1970.

Para se adequar a um decreto da FIFA que determinava a obrigatoriedade de entidades nacionais terem dedicação exclusiva ao desenvolvimento do futebol, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi fundada em 24 de setembro de 1979. A entidade cresceu nesses 106 anos de história e hoje está posicionada entre as grandes empresas nacionais, líder de um segmento fundamental ao país. A CBF É responsável pela organização do futebol brasileiro, suas competições e todas as Seleções Brasileiras.