Equilíbrio técnico entre as equipes fazem do Interdistrital uma competição imprevisível

Por Carlos Humberto - texto e fotos
Lance de Pinhões 1×2 Abóbora no dia 13 de outubro de 2019, em Pinhões

A primeira fase do Campeonato Interdistrital, versão 2019, foi concluído no último domingo 3, revelando um grande equilíbrio técnico entre as equipes concorrentes nos dois grupos. Para isso contribuiu o triunfo de Pinhões sobre Juremal, fora de casa, por 2 a 1, resultado que produziu dois efeitos positivos para a competição: individualmente, colocou o vencedor de volta à corrida por uma vaga, e, coletivamente, aproximou a colocação entre os postulantes do grupo A, diminuindo a diferença de pontos entre eles, o que deixa cada partida da segunda fase com ares de decisão.

A análise do grupo A também serve para o grupo B. A distância do primeiro colocado para o último é de apenas três pontos, o que poderá ser revertido a cada vitória sobre o concorrente nos jogos de volta, que começam domingo 10.

Fora a pontuação, que soberanamente classifica e elimina uma equipe, os valores subjetivos, representados pela tradição, conquistas e peso da camisa, estão presentes a cada confronto, e servem para enriquecer os debates na mídia e entre torcedores, mas não garante títulos, o que faz do Campeonato Interdistrital uma competição cada vez mais atraente e imprevisível.

Dessa forma, do supercampeão Junco, com nove títulos no currículo, ao Mandacaru, distrito caçula e ainda sem troféu, todos seguem na competição a depender apenas de suas capacidades individuais e coletivas, para manter o sonho de escalar o mais alto degrau do pódio ao final do certame.

CLASSIFICAÇÃO DA PRIMEIRA FASE DO INTERDISTRITAL

GRUPO A

C TIME PG J E D GP³ GC SG²
1 JUREMAL 6 3 2 0 1 6 4 2
2 ITAMOTINGA 4 3 1 1 1 5 3 2
3 ABÓBORA 4 3 1 1 1 2 1 -1
4 PINHÕES 3 3 1 0 2 3 6 -3

C=COLOCAÇÃO; PG=PONTOS GANHOS; J=JOGOS; V=VITÓRIA; E=EMPATE; D=DERROTA; GP=GOLS PRO; GC=GOLS CONTRA; SG=SALDO DE GOLS;

GRUPO B

C TIME PG J E D GP³ GC SG²
1 JUNCO 5 3 1 2 0 4 2 2
3 MANIÇOBA 5 3 1 2 0 2 1 1
4 CARNAÍBA 3 3 1 0 2 4 5 -1
3 MANDACARU 2 3 0 2 1 1 3 -2

C=COLOCAÇÃO; PG=PONTOS GANHOS; J=JOGOS; V=VITÓRIA; E=EMPATE; D=DERROTA; GP=GOLS PRO; GC=GOLS CONTRA; SG=SALDO DE GOLS