A delegação de cerca de 60 pessoas participa da competição no próximo final de semana em Recife

Ascom

Entre os dias 13 e 15 de março, será realizada em Recife, a etapa regional Norte/Nordeste do Circuito Paralímpico. A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) está em fase de preparação para a disputa e embarca uma delegação de 60 pessoas, entre atletas e comissão técnica, na próxima quinta-feira (12) para participarem da competição. De acordo com o treinador da APA, Marciano Barros, o objetivo é superar o bom desempenho de 2019, quando a equipe foi campeã.

“A preparação vem intensa desde o campeonato brasileiro do ano passado. Em 2019 nós fomos campeões da etapa Norte/Nordeste, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. A expectativa é que possamos fazer melhor que no ano passado, quando ficamos com uma larga vantagem em relação aos demais concorrentes. Este ano nós buscamos reforçar ainda mais a equipe para que ela possa ir para o campeonato brasileiro com força total. Então o campeonato brasileiro é a nossa meta principal, o campeonato Norte/Nordeste é o nosso degrau. Tem que passar por ele bem, por isso os atletas se prepararam muito e vão em busca de conseguirem os índices para participar do campeonato nacional e continuar também nas etapas do circuito nacional”, explicou.

Este ano, a equipe da APA conta com atletas de outras regiões. “Nós estamos com uma expectativa grande em cima dos nossos atletas que treinam aqui diariamente e também dos novos atletas de outros clubes que vieram para a nossa instituição. Então nós temos atletas que estão vindo de São Paulo PARA participar do Norte/Nordeste e retornam depois para as suas cidades, mas estarão defendendo a instituição APA Petrolina. Nós temos atletas de Aracaju também muito forte. Ano passado estiveram em campeonatos mundiais, a exemplo do Alan Bezerra. Aqui os destaques maiores vão para os nossos atletas como Francisco Daniel, Josoaldo Coelho, Nany Silva, e os que vem chegando forte como o Antônio Carlos que é deficiente com perda total da visão, além de cadeirantes esse ano, como Erisvan que deu o pontapé inicial para começarmos a trabalhar com os atletas em cadeiras para arremesso. Este ano nós estamos ai com seis atletas nessa modalidade de cadeira, nos lançamentos e arremessos, então a expectativa é muito boa, queremos sair de lá com um grande resultado.

Sobre a APA

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) foi fundada em 2003 com o objetivo de montar e organizar um grupo de atletas na cidade de Petrolina. A instituição cresceu e se tornou referência no atletismo e paratletismo na região, com inúmeros conquistas em competições.

A APA já atendeu mais de mil pessoas, entre atletas e paratletas amadores e de alto rendimento. Recentemente a instituição filiou-se a Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que apoia clubes reconhecidos de todo país.

A APA lançou no mês de março uma campanha para que contribuintes destinem parte do Imposto de Renda para a instituição. Quem tem imposto a pagar, pode optar por destinar parte do valor para o próprio município, indicando a instituição
que receberá a doação. A porcentagem destinada é de 3% do valor total para Pessoa Física e 1% para Pessoa Jurídica. Os interessados podem obter outras informações no apapetrolina.com.br e @apapetrolina no Instagram.