Estudantes com deficiência participam do 1º Festival de Atletismo Inclusivo em Juazeiro

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Em clima de alegria, integração, competitividade e respeito pelas diferenças entre os estudantes/atletas, professores e comissão técnica, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC realizou nesta sexta-feira (25), o 1º Festival de Atletismo Inclusivo, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.

O evento faz parte da segunda etapa dos Jogos Escolares 2019 e tem como objetivo formar atletas e oferecer oportunidades de inclusão social para os estudantes com deficiência por meio do esporte estudantil. Jailma Carvalho, gestora da Escola José de Amorim parabenizou a iniciativa. “Eles estão muito felizes com essa oportunidade de participar dos Jogos Escolares pela primeira vez. Três alunos com deficiência da nossa escola participaram da competição e o Paulo ficou em segundo lugar”, comemorou a gestora da escola da comunidade Lagoa do Salitre, distrito do Junco. “Estou muito feliz em participar desse evento e também pelo meu resultado em 2º lugar. É um presente poder competir com os meus colegas”, disse o estudante, Paulo Ferreira, da José de Amorim.

“Com o tema Educação Inclusiva através do Esporte, este ano pela primeira vez nos Jogos, realizamos o Festival de Atletismo Inclusivo, que foi um sucesso. Tivemos a participação de 30 estudantes com deficiência da rede municipal e da APAE. É através de eventos como este que evidenciamos o respeito, a tolerância, a união e o amor, utilizando o esporte para promover a inclusão. O prefeito Paulo Bomfim e a secretária Lucinete têm fortalecido a educação inclusiva em nosso município e nós como professores só temos que agradecer e parabenizar”, evidenciou o coordenador do evento, Joacir Oliveira.

“Meu filho Lucas já participa de eventos da Associação Petrolinense de Atletismo – APA e eu observo que o desenvolvimento dele tem melhorado muito depois que começou a praticar o esporte. É muito importante esse trabalho de inclusão que a Prefeitura realiza em Juazeiro, a equipe da Educação está de parabéns. Estou feliz que ele conseguiu ganhar em terceiro lugar na prova”, comemorou a mãe, Josi Dantas.

Nesta segunda etapa dos Jogos Escolares, os atletas estão competindo nas modalidades coletivas de handebol, futsal, basquete, society. atletismo pré-mirim e inclusivo e baleô, nos gêneros masculino e feminino. O encerramento acontece na próxima terça-feira (29), a partir das 9h, no Ginásio de Esportes Aluísio Viana.