Ascom PMP – Fotos: Jonas Santos – Texto Elaine Barbosa

Quem passar pelo Parque Municipal Josepha Coelho a partir da noite desta segunda-feira (21) poderá reviver a tradição da cultura nordestina do mês de junho representada pela exposição fotográfica “Olhares Juninos”.  A proposta do evento promovido pela Prefeitura de Petrolina, através da parceria entre a Secretaria Executiva de Cultura e o Transforma Petrolina, é estimular um olhar poético sobre as vivências culturais dessa época, valorizando assim as manifestações populares do nordestino.

“Esse é o mês que mais sentimos falta da alegria, do calor da fogueira, da família e de tudo que nos completa como sertanejo. A realização dessa exposição é uma forma de nos aglomeramos pelo olhar, de manter esse olho atento e vivo para nossas origens e cultura. Convidar esse time de fotógrafos sensíveis a esses olhares pra cidade de Petrolina é enriquecedor. É uma forma de distribuir sentimentos diante desse momento que estamos vivendo de distanciamento social”, destacou o secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena.

A coordenadora do Transforma Petrolina, Lara Secchi, também enfatiza o que a realização dessa exposição representa para a comunidade. “Pelo segundo ano consecutivo não poderemos celebrar os festejos juninos, algo tão presente na nossa cultura nordestina. Por isso, idealizamos essa exposição, para diminuir um pouco a saudade e manter acesa a chama da esperança”, ressaltou.

A partir desta terça-feira (22), a exposição poderá ser prestigiada das 8h às 12h e de 14h às 20h.  A Prefeitura de Petrolina reforça a necessidade das medidas de segurança contra a covid-19 durante a visitação. A coletiva fotográfica acontecerá até o dia 30 de junho no Parque Municipal Josepha Coelho, e logo após estará itinerante pela cidade. A iniciativa contará com um rico material dos fotógrafos Jonas Santos, Sérgio de Sá, Chico Egídio, Lizandra Martins, Lissandro Carvalho e Cristiano Almeida.

SERVIÇO

Exposição Fotográfica OLHARES JUNINOS

Quando: Segunda, 21/06 (lançamento às 18h30)

Onde: Transforma Petrolina – Parque Municipal Josepha Coelho