FBC convoca atletas juazeirenses para disputar a Copa Norte e Nordeste de Ciclismo

José Rômulo, Patricson Braz e Ana Augusta integram a seleção baiana

Por Carlos Humberto – texto e fotos
José Rômulo, Ana Augusta e Patricson Braz vencem última etapa e conquistam o título estadual nas categorias contra o relógio e ciclismo de estrada

Os atletas juazeirenses José Rômulo de Freitas Júnior, Patricson Rego Braz e Ana Augusta Lima foram convocados pela Federação Baiana de Ciclismo para representar a Bahia na disputa da 52ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo, marcada para os dias 16, 17 e 18 de agosto, em Aracaju (SE). Todos disputam a categoria Elite do ciclismo baiano e, à exceção de Ana Augusta, Rômulo Júnior e Patricson Braz já integraram a seleção baiana em outras competições.

José Rômulo de Freitas Júnior, campeão elite da categoria ciclismo de estrada

O chamado é um reconhecimento à trajetória dos três atletas no cenário esportivo regional, e chega após o indiscutível desempenho do trio na etapa realizada em Juazeiro nos dias 20 e 21 de julho, quando subiram ao pódio em primeiro lugar nas categorias de corrida contra o relógio e ciclismo de resistência – ou de estrada -, nos gêneros masculino e feminino.

Dois dos três convocados, José Rômulo e Patricson Rego, integram o programa de incentivo ao esporte Bolsa Atleta, criado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro em 2014, através do Projeto de Lei 2.520, que contempla atletas e paratletas de alto rendimento.

Patricson Braz, campeão baiano de ciclismo da categoria contra o relógio

Figura carimbada em outras convocações – essa é a 5ª chamada –, Patricson revelou à reportagem que “Me sinto muito gratificado e honrado por estar integrando pela quinta vez a seleção baiana de ciclismo desde 2015, para representar a Bahia na Copa Norte e Nordeste”. No currículo, o atleta baiano conquistou três medalhas de prata e duas de bronze defendendo a seleção baiana. Convocado pela categoria Elite nos últimos dois anos, Patricson vai em busca de uma medalha inédita na categoria mais importante do ciclismo, e reforça o agradecimento “a todos que fomentam o desenvolvimento dos esportes na região”.

Campeão da categoria Elite, Júnior Max, como é conhecido José Rômulo de Freitas Júnior, é lembrado para representar a Bahia na Copa Norte e Nordeste pela 11ª vez. “É uma satisfação mais uma vez ser escolhido não só como representante, mas (também) como capitão da Seleção Baiana de Ciclismo” – comemora sem disfarçar o orgulho.

A Copa Norte e Nordeste, é uma das competições mais importantes do calendário nacional, e Júnior Max é o único atleta a conquistar três medalhas de ouro em uma só edição da categoria Elite. Ao todo, são mais de 10 medalhas que enriquecem sua galeria de troféus.

A advogada Ana Augusta representa o poder da mulher no esporte regional. Praticante do triatlo e campeã de várias competições da modalidade, aos poucos começa a escrever sua história também no ciclismo. Estreante na disputa da Copa Norte e Nordeste, é uma das mais fortes concorrentes ao título na sua categoria.

Superintendente de Esportes Gilberto Pacheco ao lado da atleta Ana Augusta e do supercampeão de natação Lourival Quirino

Para o superintendente de esportes do município, Gilberto Pacheco, não foi surpresa a convocação dos três atletas. Para ele “o nível técnico dos três é a maior credencial para a convocação”.

Já o titular da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, Sérgio Fernandes, além de parabenizar os convocados, enfatizou “o apoio do prefeito Paulo Bomfim no fomento dos esportes, evidenciado sobretudo na iniciativa vitoriosa do projeto Bolsa Atleta” – concluiu o secretário.