FBF confirma recomeço do Campeonato Baiano para o dia 22

Da Redação
Juazeirense 2×1 Jacuipense, em 16.02.2020 no Adauto Moraes (Foto: Agência CH)

Em reunião realizada por vídeo conferência na tarde desta quarta-feira, em decisão unânime, clubes e Federação Baiana de Futebol (FBF) marcaram para o dia 22 de julho, quarta-feira, o retorno do Campeonato Baiano, paralisado em 17 de março, devido à crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A tabela com datas, horário e locais dos jogos será divulgada pela FBF em breve, buscando conciliar os compromissos dos clubes baianos que disputam paralelamente a Copa do Nordeste.

Durante a reunião, ficou acordado que “Os clubes poderão inscrever novos atletas até o final da fase de classificação. Aqueles que já defenderam outras equipes na competição não poderão atuar. Encerrada a primeira a fase, a FBF e as quatro equipes classificadas para a semifinal voltarão a se reunir”.

Restam seis rodadas para concluir o Baianão, duas delas pela fase de grupos, e as demais válidas pelas rodadas de ida e volta das fases semifinal e final.

No tocante às vagas para as competições nacionais nada muda e mantém o que determina o regulamento original. O último colocado será rebaixado para a Série B do próximo ano.

Com chance de classificação para a segunda fase, a Juazeirense tem dois jogos a fazer: enfrenta o Vitória da Conquista, em casa, e depois vai a Feira de Santana encarar o Bahia de Feira. O Cancão de Fogo soma 10 pontos e ocupa a 6ª posição.

Vagas nas competições nacionais

No seu site, a FBF escreveu que “Terá direito à primeira vaga para a Copa do Nordeste 2021 o clube campeão do Baianão 2020. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF. Já a terceira vaga, para a Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes detentores da primeira e segunda vagas. Caso o campeão baiano não seja das Séries A ou B do Brasileirão, a vaga na Pré-Copa do Nordeste será do segundo clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF. 

Terão direito às três vagas da Bahia na Copa do Brasil o campeão, vice-campeão e 3º colocado do Baianão 2020. Já para a Série D do Brasileirão 2021, duas vagas serão destinadas aos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro. A terceira vaga na Série D será destinada a uma competição a ser realizada posteriormente ou ao terceiro clube melhor colocado no Baianão 2020 que não seja integrante de outra série do Brasileirão”.