Feira Cidadã segue promovendo ações sociais e de cidadania em Juazeiro

Cássio Viana/ estagiário SESAU

Dentre as ações oferecidas durante a Feira Cidadã em Juazeiro – evento realizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro (PMJ) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), estão também espaço de beleza, brinquedoteca, SAC Móvel para emissão de documentos, atualização do cartão SUS Bahia, espaço de educação e avaliação nutricional e física. Além disso são realizados testes rápidos seguidos de educação sexual e esclarecimentos de dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis entre profissionais e pacientes.

A diretora de proteção básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade/ SEDES Rosângela Mesquita, informou que o objetivo do espaço de beleza é fazer com que a SEDES se aproxime ainda mais dos juazeirenses. “Além do trabalho que já desenvolvemos nos CRAS da cidade, atuamos além do acompanhamento das famílias em suas vulnerabilidades colaborando para a elevação da autoestima das pessoas”, disse.

Até o momento, a equipe do espaço da beleza atendeu mais de 500 pessoas com serviços de corte de cabelo, maquiagem leve e designer de sobrancelhas.  Outro espaço bastante procurado é o nutricional, que possui o objetivo de realizar uma triagem das pessoas seguida de avaliação física e orientações nutricionais de acordo com as necessidades de cada um.

O espaço é uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família/ NASF- Distrito II em parceria com estudantes do curso de Nutrição da Universidade de Pernambuco/ UPE, campus Petrolina, e atende cerca de 70 pessoas por dia. O espaço destinado aos testes rápidos de HIV-AIDS, Sífilis e Hepatites B e C também é muito procurado, com uma equipe composta por 21 pessoas que realizam cerca de 300 atendimentos por dia.

A Feira Cidadã ainda conta com um espaço destinado à emissão e atualização do cartão SUS Bahia. De acordo com a gerente de Humanização da Secretaria de Saúde de Juazeiro/SESAU e coordenadora deste espaço, “o balanço desses dias de feira é bem positivo porque, de modo geral, as pessoas estão com seus cartões SUS em dia. Com uma equipe de 16 pessoas, o espaço tem atendido apenas uma média de 100 a 150 pessoas por dia”, afirmou.

No SAC Móvel, onde as pessoas podem emitir gratuitamente todas as vias de RG, 1° via de CPF, antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas e aposentados do Estado e ouvidoria geral do Estado.

A moradora do Residencial São Francisco, Micaele Aureliano Santos, realizou o procedimento de testes rápidos e ficou muito satisfeita. “Foi muito bom fazer esses testes porque nos conscientizam sobre a necessidade de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis”, alerta. A estudante e moradora do bairro Santo Antônio, Ruana Matos Almeida Souza, acessou o espaço de nutrição e aprovou. “Achei a consulta rápida e bem agradável e ajuda no nosso planejamento nutricional e físico”, finalizou.