A leitura é uma das formas mais fantásticas de fazer uma viagem com os olhos e com a imaginação, quando a ludicidade entra em cena, o processo de ensino-aprendizagem para as crianças, fica bem mais prazeroso, divertido e envolvente. É por isso, que nesta quarta-feira (20), dentro da vasta programação do FliSertão, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, transformou o Parque Josepha Coelho em um reino encantado, com direito a vários super-heróis e personagens de histórias infantis. Somente no primeiro dia de atividades do festival, o equipamento recebeu mais de 750 crianças da Rede Municipal de Ensino e público infantil em geral.

Na programação do FliSertão no polo montado no Parque Municipal, as crianças participam primeiro do cineminha literário, com o filme “As aventuras de Tita”; depois seguem pelo caminho literário, que leva até a arena 2, onde é realizada a contação de história pelo grupo DOREMI. Na arena 3, as crianças aproveitam o espaço da ‘Aquerela Infantil’, para expressarem o que aprenderam através de desenhos, o local conta também com pintura facial e músicas. Por todo Parque, os pequenos têm acesso a uma série de exemplares dos principais clássicos da literatura infantil.

Mesmo ainda tão pequena, a estudante de cinco anos do Cmei Dr. Washington Barros, Maria Heloísa, expressou a sua felicidade em estar no FliSertão. “Estou amando estar aqui, está muito divertido, eu quero explorar todo o Parque e fazer todas as atividades”, disse Heloísa. A secretária Executiva de Educação Infantil, Poliana de Castro, destaca a importância do Parque Literário Infantil, montado no Josepha Coelho, ter sido incluído na programação do FliSertão.

“Petrolina está vivenciando o maior festival literário do sertão do Vale do São Francisco. E o FliSertão no Parque é mais uma oportunidade de vivências lúdicas, concretas e carregadas de significados educacionais e culturais ao público infantil. Tudo isso, visando à promoção de saberes literários, onde o maior objetivo é o incentivo à leitura de forma prazerosa e divertida”, enfatizou Poliana.

Fotos: Ayrton Latapiat

Texto: Elaine Barbosa- Assessora de Imprensa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here