Da Redação – por Carlos Humberto
Diego e Fred Fla-x-Flu final carioca 15052021 foto Marcelo Cortes-CRF

Na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca 2021, Fluminense e Flamengo empataram em 1 a 1, no Maracanã, neste sábado, dia 15. Gabigol, no primeiro tempo, e Abel Hernandez, no segundo, foram os artilheiros da partida.

Os dois treinadores não pouparam jogadores e entraram em campo com força total, proporcionando um movimentado jogo de futebol para os 300 convidados presentes ao estádio, e aos telespectadores que acompanharam a partida pela TV.

Apesar do predomínio do atual campeão ao longo dos dois tempos, o resultado pode ser considerado justo pelo que os times produziram em campo.

É a 11ª decisão do estadual entre os dois tradicionais rivais. A conquista de cinco títulos para cada lado, prova o equilíbrio da história dos confrontos entre os dois clubes.

O que eu vi

O primeiro tempo foi predominantemente rubro-negro. O meio de campo formado por Diego, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta deu as cartas e, com um pouco mais de capricho, o ataque poderia ter ampliado o placar parcial de 1 a 0, gol de Gabigol cobrando pênalti, aos 18 minutos. Mostrando que não estava ausente, o Flu teve grande chance desperdiçada pelo jovem Kayki, que chutou para fora à frente do goleiro Gabriel.

Na segunda etapa, o jogo ficou mais truncado por conta dos ânimos acirrados entre os jogadores das duas equipes, e perdeu um pouco do brilho. Mesmo assim, o Flamengo manteve a superioridade e, usando as laterais, ameaçava a meta contrária até que Abel Hernandez empatou a partida, aos 32 minutos. Um minuto depois, Rodrigo Caio errou a saída de bola e Luiz Henrique desperdiçou chance de virar o marcador, frente a frente com o goleiro Gabriel. O placar se manteve igual e na partida de volta quem vencer fica com o título. Em caso de empate, pênaltis.

Próximos jogos

As duas equipes voltam ao mesmo palco no próximo sábado, para fazer o jogo de volta da decisão, às 21h05. Será o Fla-Flu de número 433 e vale o tricampeonato para o Flamengo. Para o Flu vale a quebra de um jejum que já dura nove anos.

FICHA TÉCNICA
Fluminense 1×1 Flamengo
Campeonato Carioca – decisão – jogo 1
Data: 15 de maio de 2021, sábado
Horário: 21h05
Local: Maracanã
Arbitragem: Alexandre Vargas Tavares de Jesus, Pathrice Wallace Correa Maia e Luiz Claudio Regazone
Gols: Gabigol, de pênalti, aos 18 do 1º tempo. Abel, de cabeça, aos 32 do 2º

Fluminense: Marcos Felipe; Calegari, Nino, Lucas Claro e Egídio; Martineli, Yago Felipe e Nenê (Cazares); Gabriel Teixeira (Caio Paulista), Fred (Abel Hernandez) e Kayki (Luiz Henrique). Técnico: Roger Machado

Flamengo: Gabriel Batista; Isla (Matheuzinho), Willian Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luiz; Diego (João Gomes), Gerson, Everton Luiz (Vitinho) e Arrascaeta; Bruno Henrique (Pedro) e Gabigol. Técnico: Rogério Ceni