Uruguai e Peru fazem duelo válido pelas quartas de final

Por Carlos Humberto

A confirmação de mais um clássico sul-americano Uruguai x Peru na Arena Fonte Nova no próximo sábado 29, foi muito bem recebido pelos baianos, de torcedores à mídia esportiva. Privilegiada nesta edição da Copa América, a Bahia se tornou anfitriã de nove das 10 seleções do continente, exceção feita à Bolívia, eliminada na primeira fase. Sem falar dos convidados Japão e Catar que já arrumaram as malas de volta.

O gol do uruguaio Cavani, aos 36 minutos do segundo tempo, sobre o Chile, foi o responsável por esse presente para a Bahia, que verá de perto o próprio Cavani, Suarez e Arrascaeta com a camisa celeste, contra Paolo Guerrero, Trauco e Cueva do outro lado.

O Japão precisava de uma vitória sobre o Equador para se manter na competição. Fez 1 a 0, mas sofreu empate em seguida e deixou o caminho aberto para o Paraguai encarar o Brasil em Porto Alegre na próxima quinta-feira 27, na Arena do Grêmio.

Reconhecido como templo do futebol mundial, e fetiche de grandes jogadores que sonham em pisar o seu solo sagrado, o Maracanã que assistiu Uruguai 1 x 0 Chile ontem à noite não escapou das críticas sobre a precariedade do gramado, comum a todas as arenas escolhidas pela Conmebol. As avaliações de jogadores, como Messi, e técnicos, como Carlos Queiroz, são todas negativas.

Por falar no craque argentino, que comemorou ontem em família seus 32 anos, ele poderá ser mais um fora de série a deixar a marca de seus pés na calçada da fama do Maracanã. O convite já foi feito.

Com menos espaço na mídia esportiva nacional, as equipes das séries A e B retomam as atividades após paralisação por conta da Copa América. No âmbito internacional, a disputa do campeonato mundial feminino na França lidera as atenções e consolida a alagoana Marta como a grande rainha, mesmo com a eliminação da seleção brasileira. Dois jogos encerram a fase das oitavas de final hoje 25, à tarde. Seis seleções europeias já estão garantidas nas quartas de final.

Pela Série D, a diretoria da Juazeirense confirmou dia, horário e local para o primeiro duelo contra o Iporá-GO: domingo 30, às 16 horas, no Adauto Moraes.