Ascom/TVE
Neste sábado (16) o Rural Produtivo destaca o cultivo de frutas orgânicas no território de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano. Você vai ver o impacto da chegada da tecnologia com a assistência técnica nas comunidades de Pindoba e Lagoa de Baixo, a sucessão rural na agricultura familiar e o cooperativismo em Rio Real. E ainda uma receita de arroz com galinha caipira e carne de fumeiro. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.
A fruticultura é uma das atividades que têm demonstrado bom desempenho na Bahia. O estado ficou em segundo lugar no ranking de produção nacional, perdendo apenas para São Paulo. Um dos maiores produtores de laranja no Brasil e maior produtor da Bahia, o município de Rio Real, tem na produção da fruta uma de suas principais fontes de renda. Nas comunidades de Pindoba e Lagoa de Baixo o investimento em tecnologia fortaleceu a citricultura aumentando a qualidade de vida dos rio e da produção.
Em Rio Real, a jovem Ludmila Santos, filha de produtores de frutas orgânicas aprende na Escola Família Agrícola sobre o cultivo agroecológico e ainda concilia a educação formal com a permanência no campo. A jovem vive na propriedade rural de seus pais, onde plantam culturas com diversificação e irrigação, como cítricos e goiaba e garantem assim a sucessão da agricultura familiar.
Alimentos saudáveis com manejo sustentável, respeitando o ciclo natural de cada cultura, é assim no distrito de Lagoa Real, no projeto de citricultura organizado no cooperativismo, aliado à assistência técnica do programa Bahia Produtiva. O projeto vem crescendo e motivando mais produtores a aderirem ao associativismo. Além da certificação que agrega valor ao produto, toda cadeia produtiva sai fortalecida com o aumento da qualidade das frutas cultivadas de forma orgânica.
Neste episódio, o chef de cozinha Fabrício Lemos apresentou o arroz de galinha caipira com carne de fumeiro, picles de maxixe, quiabo, abóbora e como acompanhamento uma farofa de beiju de copioba. E para finalizar ao som de Magary Lord.
O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.