Governo da Bahia e Prefeitura de Lauro de Freitas inauguram piscina semiolímpica no município

Foto: João Ubaldo

O feriado do Dia do Trabalho foi especial para os amantes dos esportes aquáticos do município de Lauro de Freitas, que inaugurou a sua primeira piscina semiolímpica municipal. Nem o sol forte do fim da manhã intimidou o grande público, inclusive crianças, que logo após a cerimônia oficial de entrega fizeram a festa na água azul e cristalina da piscina.

Instalada no populoso bairro de Itinga, a piscina veio fortalecer ainda mais uma área que já abriga importantes equipamentos públicos, como duas unidades de ensino (uma escola municipal e um campus do Instituto Federal da Bahia), uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e uma delegacia de polícia.

A obra foi construída pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, mas teve investimento também da Prefeitura local.

Presente à inauguração, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, falou da intenção de garantir que a Sudesb firme convênio com a Prefeitura de Lauro de Freitas para desenvolver um núcleo esportivo no equipamento aquático, atendendo a população com aulas de natação, hidroginástica e possivelmente nado artístico.

Para o diretor da autarquia estadual do esporte, Vicente Neto, a piscina agora inaugurada “fortalece a rede de equipamentos públicos do estado, contribuindo com a montagem do sistema estadual de esporte”, opinou.

Ganho social – Já o professor de natação Márcio Cunha, que dá aula em espaços privados no município, destaca o grande ganho social assegurado com a inauguração da nova piscina. “Sabemos que o esporte contribui com a saúde, mas a natação, apesar de ser uma modalidade individual, é um esporte de inclusão social e de integração. Aqui, o aluno também pratica valores como disciplina, superação, perserverança”.

A prova real do que disse o professor estava posicionada ao seu lado, o jovem Mateus Silva dos Santos, 12 anos. Filho de diarista e jardineiro, Mateus é beneficiado com uma bolsa e pratica há três anos em um clube privado do município. Vice-campeão baiano em sua categoria e já colecionando importantes medalhas, Mateus manda um recado para os meninos do município: “que todos se motivem a praticar esporte. Agora com esta piscina, muitos outros meninos e meninas podem aprender e a praticar a natação”, disse.

Estiveram ainda presentes ao ato de inauguração, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; a deputada federal Alice Portugal; os deputados estaduais Rosemberg Pinto, Olívia Santana e Osni Cardoso, secretários municipais, vereadores e lideranças da cidade.

Ascom Sudesb