Texto: Maria Akemi - Foto: Governo de Pernambuco

Pernambuco deu mais um passo no chamado Plano de Convivência com o novo coronavírus. Nessa quinta-feira (20) o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio anunciou a liberação dos treinos dos esportes coletivos. Isso poderá acontecer a partir da próxima segunda-feira (24).

Anteriormente o Estado já havia autorizado os treinos de futebol e os jogos do Campeonato Pernambucano. Em seguida liberou os treinos dos esportes individuais e lutas. No entanto, ainda não há flexibilização no que diz respeito às escolinhas e atividades de lazer. Durante o anúncio também foi liberado o funcionamento das academias em Petrolina.

A autorização dos treinos, no entanto, é apenas para atletas ligados às federações das respectivas modalidades e com idade acima de 12 anos. “Conseguimos avançar nas modalidades individuais e todas as modalidades coletivas aguardaram pacientemente. A gente vem cumprindo e avançando no plano, com calma. Isso precisa ser feito em etapas. As modalidades coletivas nos preocupam, especialmente ao pessoal da Saúde, por terem proximidade física, contato mesmo. Então, é muito importante observar todos os protocolos”, destacou secretário.