Partida de ida será realizada em Porto Alegre, às 21 horas

Da Redação
Abel Ferreira (Palmeiras) e Renato Portaluppi (Grêmio) ao lado do troféu da Copa do Brasil 2020 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Tendo a Arena do Grêmio como palco, começa neste domingo (28), às 21 horas, a decisão do título da Copa do Brasil, versão 2020, entre Grêmio e Palmeiras. A fase decisiva começa quase dois meses depois das semifinais, interrompida pela necessidade de adequação de datas dentro do calendário comprometido por conta da pandemia mundial de covid-19.

A segunda partida da decisão está marcada para o dia 7 de março, domingo, às 18 horas, no Allianz Parque, em São Paulo.

As duas equipes chegam à última fase da competição invictas, superando adversários distintos. Enquanto o Tricolor gaúcho bateu Juventude, Cuiabá e São Paulo, o Alviverde passou por Bragantino, Ceará e América Mineiro para chegar à final.

Para o Grêmio, além do prêmio milionário – a CBF destinou R$ 54 milhões ao campeão -, ganhar a Copa do Brasil significa entrar direto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Por terminar o Brasileiro em sexto lugar, o time de Renato Portaluppi – campeão do torneio pelo Grêmio em 2016 – garantiu apenas a participação na fase preliminar do torneio continental.

Os dois treinadores terão poucos desfalques na primeira partida da decisão. Do lado palmeirense, o técnico Abel Ferreira não poderá contar com o meia Patrick de Paula, diagnosticado com covid-19 e o atacante Breno Lopes, que já defendeu o Juventude nas primeiras fases da Copa. Do lado gremista, o zagueiro Geromel continua de fora, mas Renato terá o retorno de Matheus Henrique e Maicon.

Além do título, a Copa do Brasil também vale uma vaga na fase de grupos da Libertadores para o Tricolor gaúcho. Como terminou o Brasileirão em sexto lugar, o time de Renato Portaluppi está classificado apenas para a primeira fase do torneio continental.

Times prováveis:

Grêmio: Paulo Victor (Vanderlei); Victor Ferraz, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon, Jean Pyerre, Alisson e Pepê; Diego Souza.

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Felipe Melo, Danilo, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony e Luiz Adriano.

O apito da decisão fica sob o comando de Marcelo de Lima Henrique, com auxílio de Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Alessandro Alvaro Rocha de Matos.

A partida será transmitida pela TV Globo, canal aberto, e SporTV, canal fechado.