Crédito: Fox Sports - Foto/Capa: Alexandre Vidal (CRF)

O Campeonato Carioca, único torneio estadual em disputa no Brasil, está fazendo barulho também nas redes sociais. É o que indica os novos números da pesquisa IBOPE Repucom, divulgada nesta terça-feira (7 de julho). A empresa que estuda comportamento de mercado destacou o desempenho do YouTube como principal atrativo para busca de novas inscrições para os clubes de futebol no Brasil.

Em um mês, a plataforma de vídeos somou 1,1 milhão de novos inscritos nas contas oficiais de times brasileiros, o maior crescimento em toda a série histórica. Esse valor é cinco vezes superior à media de crescimento mensal.

70% de todo o resultado flamenguista no período
O Flamengo foi o grande responsável por esta adesão histórica ao YouTube. A “Fla TV” foi o canal que mais cresceu no período, com 840 mil novos inscritos no último mês. Outro feito importante é que os 840 mil novos inscritos na “Fla TV” correspondem a quase 80% de todas as inscrições no YouTube entre os 50 clubes brasileiros monitorados.

Fla TV registrou crescimento do canal de 25% 
O pico do crescimento do clube no YouTube foi no dia primeiro de julho, data da jogo contra o Boa Vista que foi transmitida pela “Fla TV”. Em um único dia, o clube somou mais de meio milhão de novas inscrições, ou mais de 60% dos 840 mil inscritos conquistados durante os últimos 30 dias. Resultado: crescimento do canal de 25% em relação ao levantamento do mês anterior, e conta hoje com mais de 4,2 milhões de inscritos.

Fla é lider nas redes sociais
O Rubro-negro ainda liderou o crescimento no TikTok, Instagram e Twitter, e se destaca como o que mais evoluiu seu alcance digital ao expandir o tamanho de sua base total em 4% somente no último mês, o melhor resultado dos 30 maiores clubes do ranking.

Vasco cresce nas redes sociais
O Vasco estreou entre os maiores crescimentos mensais em 2020, com relevante captação de novos inscritos em seu canal no YouTube. A “Vasco TV” somou 144 mil inscritos no período, seu maior crescimento histórico na plataforma de vídeos e que corresponde a mais de 90% de suas inscrições entre todas as plataformas. Com este resultado, a “Vasco TV” registrou evolução de 28% no último mês.

Timão também cresceu
O Corinthians registrou o terceiro maior crescimento no período com saldo de 100 mil novos inscritos. Seu principal canal para obtenção de novas inscrições foi o perfil do clube no TikTok. Considerando apenas as plataformas onde o clube somou novos membros em junho, o TikTok foi responsável por 75% das inscrições corintianas. Com mais de 101 mil novos membros no último mês, é o clube com segundo melhor desempenho na nova plataforma. O Corinthians também foi o segundo time com melhor desempenho no Instagram, com mais de 25 mil novos seguidores.

TikTok é a novidade entre os clubes 
No último mês, a cada dez novas inscrições em redes sociais de clubes de futebol no Brasil, quatro foram no TikTok, somando 1 milhão de novos seguidores entre os clubes com perfis atualmente na plataforma. Para dimensionar este feito, o crescimento do TikTok apenas entre os 37 clubes que estão na plataforma é mais de três vezes maior que o resultado do Instagram considerando todos os 50 clubes monitorados.

O TikTok foi a principal fonte de novos inscritos para 76% dos clubes presentes na plataforma. Ou seja, para 28 dos 37 clubes, a maioria de seus inscritos veio por meio da nova rede social. Atualmente, os clubes nacionais somam 3 milhões de inscritos em seus perfis no TikTok.