Ascom / PMP

Ficar em casa durante o período de quarentena não deve ser sinônimo de inatividade para o público da terceira idade. Para manter a saúde mental e física, é necessário ocupar a mente e realizar atividades diárias. A Prefeitura de Petrolina reforça a necessidade do isolamento e o Centro de Atenção à Pessoa Idosa (CAPI) aponta como a família pode oferecer suporte nesse momento, além de passar dicas de distrações para os idosos.

A assistente social do CAPI, Marta Soares, indica que os familiares imprimam, sempre que possível, desenhos para colorir e demais atividades pedagógicas que possam estimular a capacidade cognitiva dos idosos. Há uma série de outras atividades que podem ser incentivadas, e o importante é respeitar os anseios e as limitações de cada um. Alguns exemplos são:

  1. a) contato online através de videochamadas com familiares que não podem estar presentes fisicamente;
  2. b) jogos lúdicos (como dominó, baralho, jogos de tabuleiro e de memória);
  3. c) exercícios físicos e alongamentos;
  4. d) realização de atividades artesanais;
  5. e) cuidado com plantas;
  6. f) uso da internet, quando possível, para acessar conteúdos do interesse próprio;

Familiares devem ter atenção redobrada

Entre idoso e familiar, o diálogo com empatia sempre deve existir. Ao mostrar relutância em cumprir com o isolamento, os familiares devem se dispor a ouvir as frustrações do idoso e repetir quantas vezes forem necessárias os motivos para isso, apontando razões sólidas e dados que reforcem o que está sendo dito. Apesar da inversão de papéis nesse momento, o idoso não precisa ser tratado como criança.

Os familiares também devem estar atentos para possíveis mudanças de comportamento e ao estado físico e mental desses idosos. Ao apresentar sintomas de depressão, um psicólogo deve ser consultado para dar orientações. Caso o idoso frequente um dos Centros de Convivência de Idosos (CCI), o serviço pode ser acionado e uma psicóloga será indicada.

Texto: Júlia Vasconcelos – Fotos Ilustrativas: Prefeitura de Petrolina