Intérpretes e músicos intensificam ensaios para o FESC 2019

Por Carlos Humberto / Seculte

Com a contagem regressiva acelerada para o início do Festival Edésio Santos da Canção (FESC), se intensificam os ensaios das canções que concorrem ao prêmio máximo da grande festa musical que esse ano, com o título ‘Dois Violões’, presta tributo a dois ícones da música, o genial João Gilberto e o talentoso José Willys Pereira da Silva, o Neto, ambos nativos de Juazeiro.

Desde o dia 2 de dezembro, as noites do bairro Novo Encontro, onde se localiza o estúdio de gravações, são invadidas pelo som plural de instrumentos e vozes em busca do acerto dos acordes que pretendem conquistar o júri e o público nas apresentações nos dias 12, 13 e 14 no palco da Orla II da cidade.

Nestas noites, longe dos holofotes do grande dia, parte da responsabilidade em dar vida às melodias e letras das 24 canções concorrentes, cabe aos cinco músicos da banda Amadores Profissionais, formada por Marcelo Vidal, contrabaixo; Dego, guitarra e violão; PIB, teclados; Edinho Costa, bateria; e Delmiro, percussão.

O grupo existe há 10 anos e pela quarta vez, no atual formato, será a banda de apoio do Festival. O líder Marcelo Vidal tem 13 participações no Edésio Santos como músico e esse ano tem um motivo a mais para comemorar o feito, no momento que seu irmão Neto recebe deferência especial da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Nesta segunda-feira 9, Marcelo interrompeu o ensaio para receber a imprensa e deu a seguinte declaração: “É difícil falar sobre Neto e sobre sua obra. Nessa hora, meu sentimento é de gratidão pelo legado que ele deixou, e pela homenagem que a cidade lhe presta. Com certeza, ele acompanha o nosso trabalho de onde estiver” – exprimiu o músico sem disfarçar a emoção.

A Seculte – Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes – confirmou uma atração a cada dia da 22ª edição do FESC. No dia 12, João Sereno se apresenta, ao lado de Mundinho e dos filhos de Neto, com repertório próprio; no dia 13, Rodrigão faz show de MPB; e no dia 14, o petrolinense Geraldo Azevedo promete apresentação especial no encerramento de um dos maiores festivais de música do Nordeste.

FOTOS DO ENSAIO DESTA SEGUNDA-FEIRA 9: