Por Tony Martins
Jacuipense 1×0 Santa Cruz (Foto: Renan Oliveira/Jacuipense)

Com um gol de Levy no segundo tempo, o Esporte Jacuipense derrotou o Santa Cruz de Recife por um a zero na noite desta segunda-feira (30/11), no estádio de Pituaçu. O resultado foi honroso pelo fato de ser diante de uma equipe que garantiu a primeira colocação do grupo A da Série C com três rodadas de antecipação, sendo detentora da melhor campanha da competição com 36 pontos.

Todavia, pouco adiantou o triunfo baiano, uma vez que o Jacuipense enfrentou os pernambucanos já sem chances de classificação e livre do rebaixamento. Considerando as condições e estrutura da equipe de Riachão do Jacuípe, pode-se dizer que a manutenção na Série C é um feito significativo.

No entanto, o rendimento da equipe dentro de casa foi determinante para o Jacuipense não entrar no G4. Atuando em casa o time perdeu para Remo, Vila Nova e Paysandu, tendo empatado com Ferroviário do Ceará e Botafogo da Paraíba. Para se ter uma ideia do quanto esse aproveitamento em casa foi impactante em termos de classificação, basta analisar o confronto diante do Paysandu: o Jacuipense venceu os paraenses jogando em Belém e perdeu em Pituaçu, cuja derrota impediu a entrada do Leão do Sisal no G4.

Outro aspecto a ser destacado foi a quantidade de empates dos baianos: foram 6 empates, 6 vitórias e 5 derrotas em 17 jogos disputados. Com 24 pontos, o Jacuipense é o quinto colocado do Grupo A e enfrentará o Vila Nova de Goiás na última rodada da fase de classificação. Santa Cruz, Remo, Payssandu e Vila Nova estão classificados.