Juazeirense sobe no ranking da CBF e se consolida como terceira força da Bahia

Ascom/Juazeirense

Com o fim do Campeonato Brasileiro neste último domingo e o encerramento da temporada regular do futebol nacional, a CBF divulgou nesta segunda-feira, 09 de dezembro, o ranking nacional de clubes atualizado para a próxima temporada do futebol brasileiro.

O Palmeiras lidera o Ranking, seguido pelo Flamengo, Grêmio e Cruzeiro. Campeão Brasileiro da temporada o Flamengo deu um grande salto em relação ao último ranking publicado pela CBF, saindo da 6ª para a segunda posição, ultrapassando Corinthians, Santos, Grêmio e Cruzeiro.

A nova lista apresentada pela CBF coloca a Juazeirense na 64º posição no Ranking Nacional, com 1.292 pontos, consolidando-a como terceira força do futebol baiano e superando equipes tradicionais em seus estados como o Moto Club (AM) Campinense e Treze (PB), Itabaiana (SE), Mogi Mirim e Ituano (SP), Caldense e URT (MG), dentre outras equipes.

O Cancão de Fogo ocupava a posição 67 no último ranking anterior e avançou três posições na nova composição.

O Fluminense de Feira de Santana é o time baiano mais próximo do Cancão de Fogo, mas ainda bem distante, com 924 pontos, na posição 81.

O ranking considera a participação do clube em competições realizadas nos últimos cinco anos (ranking dinâmico);

  1. b) Para cada um dos cinco anos do período considerado, do mais recente ao mais distante, são atribuídos pesos, a serem convertidos sobre cada pontuação, a saber:

1- Ano vigente (n) Pontos x 5
2- Ano imediatamente anterior (n-1) Pontos x 4
3- Ano anterior (n-2) Pontos x 3
4- Ano anterior (n-3) Pontos x 2
5- Ano anterior (n-4) Pontos x 1
c) A pontuação máxima de cada Série (A/B/C/D) representa o dobro da pontuação da Série inferior.
d) A pontuação do clube vice-campeão de uma Série é sempre 80% da pontuação do campeão.
e) A pontuação dos terceiros e quartos lugares de uma Série é sempre, respectivamente, 75% e 70% da pontuação do campeão.