Ascom/PMJ

Ao mesmo tempo em que lamenta todas as vidas ceifadas pelo novo coronavírus, Juazeiro é a terceira cidade com menor número de óbitos causados pela Covid-19 entre todos os municípios com mais de 200 mil habitantes do Nordeste. O levantamento foi feito observando os boletins epidemiológicos divulgados pelas prefeituras até às 22h desta quinta-feira, 23.

O município do norte baiano foi o primeiro a adotar medidas de controle da pandemia, inicialmente suspendendo as aulas nas escolas públicas e privadas. No decorrer deste período, a prefeitura vem implementando medidas como a ampla testagem da população, inclusive descentralizando esta ação em diversos postos da cidade e criando um ponto de coleta. A busca ativa de contactantes através do programa Vigilância Covid também tem alcançado bons resultados.

“Lamentamos profundamente cada óbito, mas sabemos que a situação poderia ser bem pior caso não tivéssemos antecipado as medidas. Nossos esforços são diários e o objetivo que nos move é o de salvar vidas”, declarou o prefeito Paulo Bomfim.

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Juazeiro transformou a UPA em unidade exclusiva para casos de Covid, leitos foram ampliados dentro da rede PEBA. Para a próxima semana, devem entrar em funcionamento dez novos leitos de UTI no Hospital Regional. O Hospital de Campanha também terá suas instalações iniciadas nos próximos dias.

Entre as cidades com menor taxa de mortalidade no Nordeste (acima de 200 mil moradores), Juazeiro tem a 5º menor taxa de letalidade a cada 100 mil habitantes. Nesta quinta-feira, 23, Juazeiro alcançou o número de 799 pessoas curadas da Covid-19.

Confira as 10 cidades com menos óbitos no Nordeste (acima de 200 mil moradores):

1º Vitória da Conquista (BA): 42

2º Petrolina (PE): 50

3º Juazeiro (BA): 54

4º Camaçari (BA): 60

5º Itabuna (BA): 103

6° Parnamirim (RN): 112

7° Feira de Santana (BA): 128

8° Arapiraca (AL): 153

9° Mossoró (RN): 169

10° Juazeiro do Norte (CE): 197

Outro dado relevante é que, também entre os municípios com mais de 200 mil moradores, Juazeiro tem a 5ª menor taxa de mortalidade a cada 100 mil habitantes.