ASCOM SEDES/PMJ 

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data, as Prefeituras de Juazeiro e Petrolina criaram uma programação para integrar as duas cidades, com ações de divulgação, atividades educativas, abordagens especializadas e eventos virtuais a partir desta segunda-feira (17).

De acordo com a superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro (SEDES), Laíse Macêdo, as ações têm como objetivo mobilizar, sensibilizar e informar a sociedade. “Essa é uma campanha para convocar a população de Juazeiro e Petrolina a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. É nosso dever garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre dos abusos e da exploração sexual”.

Em Juazeiro, a campanha terá como tema ‘São 21 anos fazendo bonito – protegendo nossas crianças e adolescentes’, em alusão ao 21° ano da campanha nacional ‘Faça Bonito’. “Aqui a campanha é coordenada pela SEDES e, além da integração com Petrolina, vai acontecer simultaneamente, também, na sede e no interior. Teremos atividades virtuais, voltadas para o público adulto e também para o infanto-juvenil, blitz educativa, intensificaremos as abordagens sociais especializadas”, conta Laíse. 

18 de maio 

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000. A data é resultado de uma conquista dos órgãos de defesa da criança e do adolescente e lembra o caso da menina Araceli Cabrera Sánches Crespo, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973, no Espírito Santo, quando tinha apenas 8 anos. 

Programação 

17 a 28.05 – Abordagem Social Especializada;

17.05 – Debate na rádio Grande Rio FM, com representantes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de Juazeiro e Petrolina;

18.05 – Blitz Educativa – A ação vai acontecer simultaneamente nas descidas da Ponte Presidente Dutra em Juazeiro e Petrolina;

19.05 – Exibição de Intervenção Artística no canal da prefeitura de Juazeiro no YouTube