Ascom Seduc

O município de Juazeiro foi o primeiro da Bahia a concluir os resultados da segunda etapa do Educacenso 2020, e assim, finalizar o Censo. O prazo final estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é dia 7 de abril, mas o município, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), entregou os resultados no último dia 19 de março. O Censo Escolar é um instrumento de coleta de dados da Educação Básica, de acordo com cada segmento, para o desenvolvimento e acompanhamento de políticas públicas de forma contextualizada.

Para realização da segunda etapa do Educacenso 2020, referente às escolas municipais, foi criado um Planejamento Estratégico, com formações preparatórias virtuais sobre a realização do procedimento para os secretários escolares.  A inserção dos dados foi realizada pelos secretários, com o apoio dos técnicos de inspeção e normatização da Seduc.

O Censo avalia o rendimento do aluno (aprovação e reprovação), bem como sua movimentação (transferência, frequência ou falecimento). A secretária de Educação do município, Normeide Almeida, ressaltou a importância da agilidade na realização do procedimento. “O Censo nos garante os recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e com isso a manutenção das atividades educacionais em nosso município”, finalizou Normeide.