Por Fabiana Diniz/ADEAP

Em uma cerimônia bastante concorrida nesta sexta-feira (22), na sede da SETAF em Juazeiro, foi firmado convênio entre Prefeitura, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Central da Caatinga para construção do Empório da Agricultura Familiar no município. O empreendimento funcionará no Polo Gastronômico, também em construção, na orla da Cidade. O investimento de mais de R$ 4 milhões tem como principal objetivo fomentar a produção agrícola familiar do município.

Para o prefeito Paulo Bomfim, o convênio é mais uma parceria que vem para somar. “O governo do Estado tem sido parceiro em diversas áreas e esse é mais um grande empreendimento que vai beneficiar todo o município e a região. Hoje, o Empório já torna-se realidade assim como o Centro Gastronômico, que também vai beneficiar todo o Vale do São Francisco. Mais uma prova que Juazeiro é uma cidade pujante que se desenvolve todos os dias”, afirmou Paulo Bomfim.

O empreendimento a ser construído contará com diversos espaços integrados dentre eles, supermercados, restaurantes, lanchonetes, feira de produtos orgânicos e auditório para capacitação. A estimativa inicial é que a obra seja entregue em junho de 2019.

Para o deputado Josias Gomes, futuro titular da SDR, é um desafio promover o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. “Nos orgulhamos de falar da agricultura familiar, mas ainda estamos no desafio de transformá-la numa agricultura de impulso em nosso Estado. Grande parte dos alimentos que consumimos ainda é importada, então gostaria de parabenizar as associações envolvidas nesse processo por promoverem o fortalecimento deste setor na região. Vamos interagir para buscar cada vez mais a perfeição desse trabalho que tem resgatado a história da agricultura familiar não apenas no Estado, mas em todo do país”, destacou.

Para Wilson Dias, diretor-presidente da CRA, a assinatura do convênio é mais uma forma de fortalecer o pequeno produtor da região. De acordo com ele, o objetivo do governo estadual é investir na agricultura familiar e nas formas de comercialização dos produtos. “Quando conseguimos agregar valor a esses produtos locais nós, consequentemente, fortalecemos a economia local e proporcionamos desenvolvimento de toda região”, afirmou.

Participaram também da cerimônia de assinatura, Adilson Ribeiro da Central da Caatinga, secretário interino da SDR Jeandro Ribeiro, Isaac Carvalho, assessor especial do Governo do Estado e diversas autoridades locais.