JUBs: primeira medalha de ouro da Bahia veio do judô

Ascom/Sudesb 
Diego Ferreira

O judoca Diego Ferreira, categoria meio leve (até 66kg) foi o responsável em dar ao estado da Bahia a primeira medalha de ouro da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros, que acontece até domingo (27), em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas. Aluno do curso de pós-graduação em Fisiologia do Exercício na Rede Unigat de Ensino, de Jequié, Diego ganhou, com ippon (termo atribuído às lutas marciais como golpe perfeito), as quatro lutas que enfrentou na manhã desta quinta-feira, 24, quando entrou no tatame dos JUBs/2019 pela primeira vez, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas.

Os adversários enfrentados foram atletas do Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais e, por último, o atleta Yuri Lourenço, do Mato Grosso. Já passavam das 12h quando, finalmente, Diego pode comemorar a conquista da tão sonhada medalha de ouro numa edição dos JUBs. “Já participei de várias edições, mas essa é a primeira vez que conquistei o ouro nessa competição. No judô não existe o favorito, mas eu estava muito confiante por estar lutando em meu estado, em nossa casa, por isso entendo que temos que ganhar. É muito motivador lutar no CPJ, que é minha casa”, disse Diego.

Na sua opinião, soma-se a esses fatores a experiência acumulada ao longo dos anos. Campeão brasileiro por seis vezes, Diego, 30 anos, já havia enfrentado os atletas Nicolas Santos (RJ) e Gabriel Silva (MG) em tatames de outras competições nacionais. Ao destacar o nível técnico elevado da competição universitária, Diego lembra que os JUBs “são uma competição muito forte, que apesar de não somar pontos para o ranking nacional, trata-se de uma disputa de alto nível. E esse JUBs pra mim está sendo muito marcante, desde o momento que fui escolhido para acender a pira e agora com a conquista do ouro”, fala Diego, que carregou a tocha na cerimônia de abertura, realizada na noite da ultima segunda-feira.

Natação – Duas medalhas de bronze também foram asseguradas pela modalidade de natação para a Bahia nesta quinta-feira: Márcia Santos, aluna Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ficou em terceiro lugar na prova 800 metros livres, e Windson Teixeira Filho, aluno da UNIFACs, também faturou o bronze na prova de 1.500 metros.

“Estou muito feliz por conseguir essa medalha nos JUBs, jogando em casa. Treinei em busca deste resultado e ele veio após muito treino. Essa é uma competição que eu gosto muito de disputar”, disse Márcia.

Nesta sexta-feira, 25, atletas de judô e natação de todo o paíse também da Bahia voltam a competir no Centro Pan Americano de Judô e na piscina olímpica da Bonocô, respectivamente e em ambos os lugares a partir das 10h. As modalidades coletivas (futsal, voleibol, basquete e handebol) e outras individuais como karatê, vôlei de praia, E-Sports (futebol eletrônico) basquete 3×3, cheerleading (líder de torcida) e Acadêmico (disputa de artigos científicos relacionados ao esporte/saúde) seguem com etapas classificatórias, com vencedores sendo conhecidos somente no sábado (26) e no domingo (27).

Futsal – A equipe masculina de futsal da Unime/Bahia venceu mais um jogo e avança na briga por medalha. Na manhã desta quinta-feira, os baianos ganharam por 2 a 0 a equipe Unichapecó (Santa Catarina). Nesta sexta-feira, a equipe baiana volta à quadra às 9h30, do Ginásio de Cajazeiras para enfrentar a equipe do Distrito Federal/Brasília.

A etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e a sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A competição volta a acontecer em território baiano após 51 anos e o público pode assistir todos os jogos de forma gratuita.

A Bahia participa desta edição dos JUBs com uma delegação formada por 203 pessoas, sendo 172 atletas de 21 instituições de ensino universitário, 21 técnicos e 10 oficiais. Ao todo, são 13 municípios baianos representados: Salvador – maioria dos inscritos –, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Jacobina, Santa Cruz, Barreiras, Cruz das Almas, Ilhéus, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Guanambi e Porto Seguro.

Acesse o blog dos JUBs:
https://jubsbahia20119.blogspot.com/
Acesse o flickr:
https://www.flickr.com/photos/cbdufotos/

Ascom Sudesb