Maior jogador da história do Vasco, Dinamite faz 66 anos hoje

Da Redação

O carioca Carlos Roberto de Oliveira, conhecido como Roberto Dinamite, nasceu em 13 de abril de 1954 em Duque de Caxias-RJ, e comemora hoje 66 anos. Com passagens pelo São Bento, onde começou em 1968 e uma curta passagem pelo Barcelona na temporada 1979-1980, é o jogador que mais se identifica com a história do Vasco da Gama, clube que o acolheu em 1969.

É considerado o maior jogador da história do Vasco. Essa honraria foi concedida numa votação entre 240 personalidades vascaínas promovida pela Revista Placar. É também, junto com Pelé e Rogério Ceni, o único jogador do futebol brasileiro a ter mais de mil jogos por uma equipe.

Roberto Dinamite foi presidente do clube entre os anos de 2008 e 2014 e vereador pelo Rio de Janeiro, em 1993 e 1994, e deputado estadual em cinco mandatos consecutivos.

No Vasco, jogou 21 dos seus 22 anos como profissional, sendo o maior goleador da história do clube, com 708 gols, e o atleta com mais jogos disputados, 1110, bem como o maior artilheiro do Estádio de São Januário, onde marcou 184 gols.

Vestiu a camisa da seleção brasileira em 38 jogos e marcou 20 gols, participando das copas de 1978, na Argentina, e 1982, na Espanha.

Confira alguns feitos conquistados por Dinamite na carreira, de acordo com o portal UOL:

Maior artilheiro do clube

Dinamite é o jogador que mais fez gols pelo Cruzmaltino. Foram 708 no total. Em 1981, por exemplo, foi o maior artilheiro do Brasil na temporada, tendo marcado 62 vezes.

O que mais jogou

O ídolo também foi o que mais jogou pelo Vasco. Foram 1.110 partidas. Dos 22 anos em que atuou como profissional, 21 foram com a camisa cruzmaltina.

Ao lado de Pelé e Ceni

O número de jogos pelo Vasco o faz estar na seleta galeria dos únicos brasileiros a terem mais de mil jogos por uma equipe, ao lado de Pelé (Santos) e Rogério Ceni (São Paulo).

Maior artilheiro de São Januário

São Januário, a casa vascaína, também teve suas redes balançadas muitas vezes por Roberto Dinamite. O craque fez 184 gols “em casa” e também é o maior artilheiro do estádio.

Maior artilheiro do Brasileiro

Não tem Zico, Romário, Renato Gaúcho, Túlio, Gabigol… O maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro atende pela alcunha de Roberto Dinamite. Foram 190 gols na maior competição do país.

Maior artilheiro do Carioca

O feito também se repete no Campeonato Carioca, tendo sido o jogador que mais fez gols na história da competição, com 279 tentos.

Maior artilheiro nos clássicos cariocas

Roberto Dinamite também é um carrasco dos rivais cariocas, sendo o artilheiro nos duelos contra Botafogo, Flamengo e Fluminense. Contra o Alvinegro foram 25 gols, diante do Rubro-Negro, 27, e sobre o Tricolor, 36.

Entre os cinco do mundo

A quantidade de gols que Roberto Dinamite fez o torna o quinto maior artilheiro do futebol mundial em campeonatos nacionais de primeira divisão, com 470 gols em 758 jogos.

Artilheiro do 1º título brasileiro

Roberto Dinamite também foi peça importantíssima no primeiro dos quatro títulos brasileiros da história do Vasco, em 1974, tendo sido o artilheiro da competição.