Por Fabiana Diniz/SESAU

Diante do cenário de pandemia que vive o país, Juazeiro tem tomado diversas medidas para o combate ao COVID-19 e ao H1N1. Além das medidas restritivas adotadas pelo prefeito Paulo Bomfim em decretos já publicados anteriormente, foi criado também no âmbito do município, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus e ao H1N1.

O comitê será formado por membros da SESAU, SEDUC, Procuradoria Municipal, SEDES, SEMAURB, SEFIN, SEAD e pelo médico infectologista Washington Luis Gomes. O órgão terá como finalidade elaborar plano de ação para gerenciamento, prevenção e controle do novo coronavírus, além de adotar e fixar medidas necessárias ao controle do contágio e tratamento de pessoas afetadas.

De caráter deliberativo e consultivo, o comitê será presidido pela secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro sob orientação do prefeito Paulo Bomfim. Através do órgão criado, serão estabelecidas e divulgadas medidas de prevenção e transmissão ao vírus. Entre outras ações, desenvolvidas através do comitê, serão propostas medidas de prevenção aos munícipes, desenvolvimento de práticas educativas e apresentação de propostas de parceria entre sociedade civil e órgãos públicos.

“Ainda que não tenhamos casos confirmados da Covid-19, precisamos continuar atentos e estabelecer todas as medidas necessárias para o combate e prevenção. O comitê vem para somar forças, promovendo discussões para além da saúde e trazendo-a para diversas áreas que também têm sido afetadas. Através do comitê vamos poder avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas e sua efetividade. Nesse momento, é essencial a contribuição de todos’, frisou a secretária Fabíola.