Por Jota Jota
Jota Jota

Quando se propõe que o campeonato baiano seja retomado na segunda quinzena do mês de julho, é necessário que todos os clubes da série “A” do certame estejam com elencos formados e já em atividades, para que as duas últimas rodadas da fase de classificação aconteçam. Mas, infelizmente, não é isso que acontece.

Tive a oportunidade de ouvir na Rádio Sociedade da Bahia (crédito), uma entrevista concedida pelo deputado Roberto Carlos, presidente da Desportiva Juazeirense, com relação ao retorno do Baianão. Na ocasião, o dirigente foi incisivo, e não concorda com o retorno por motivos vários, dentre eles, dois cruciais, pois vejam os senhores, disse Roberto.

“Primeiro, tenho apenas cinco jogadores contratados, os demais foram liberados. Mesmo tendo a prerrogativa de contratar por apenas 30 dias, não temos dinheiro para tal. Nossa folha era de 160 mil, e nestes seis meses de temporada, arrecadamos apenas 45 mil reais. Depois, a Federação Baiana de Futebol prometeu dias atrás um auxílio aos clubes, dinheiro esse que não apareceu ainda e, se vier agora, não existe tempo hábil para treinamentos e estreia no dia 15 de julho, como propaga a FBF. Será humanamente impossível” – falou Roberto Carlos.

Apenas quatro clubes estão treinando, Bahia, Vitoria, Jacuipense e Bahia de Feira, e os demais, como estão? Vão remontar seus times para apenas dois jogos, com Jacobina e Doce Mel na beira do abismo, e mesmo a Juazeirense, estando a um ponto da zona de classificação, não é viável em nossa opinião a retomada. Como vai ele brigar sem treinamentos, entrosamento de seu time, assim como os demais que lutam para chegar ou para não cair. Também sou temerário com a retomada da competição, mas tudo vai depender dos demais clubes e da FBF.

É preciso primeiro ver todas as condições, sem contar que as autoridades sanitárias das cidades envolvidas, terão que dar o seu aval, para que os jogos aconteçam. Vamos aguardar o que diz a Federação Baiana de Futebol, com postagem no site oficial, já que o mesmo se encontra INATIVO, apenas com mensagens de pesar.

#PRONTOFALEI.