Fonte: Guia dos Curiosos

1865 – Um grupo de veteranos confederados da Guerra Civil Americana fundou a Ku Klux Klan, grupo paramilitar que pregava a supremacia da raça branca.

1906 – No primeiro programa de rádio da história, um professor de Massachusetts, nos Estados Unidos, leu poemas e apresentou discursos e um solo de violino. Depois, ele pediu aos ouvintes que entrassem em contato para comentar a qualidade do sinal do programa.

1920 – A Irlanda foi dividida em duas partes. Dois anos depois o Estado Livre da Irlanda, de maioria católica, aglutinou os condados do sul, enquanto o Ulster, de maioria protestante, continuou ligado ao Reino Unido.

1947 – Os cientistas John Bardeen, Walter Brittain e William Schockley apresentaram o transistor, que substituiu a válvula e ajudou no desenvolvimento da ciência eletrônica.

1948 – O japonês Kideki Tojo foi enforcado por crimes de guerra praticados durante a Segunda Guerra Mundial.

1971 – Pela 14ª vez elegeram Austregésilo Augusto de Athayde para presidente da Academia Brasileira de Letras.

1972 – Um terremoto destruiu Monágua, capital da Nicarágua, deixando 7 mil mortos.

Passeata contra a censura

1976 – A Censura Federal proibiu a novela global Despedida de casado, acusada de difundir o amor livre, a separação da família e as brigas entre as gerações.

1997 – O México divulgou o massacre de 45 índios, entre eles 21 mulheres e 15 crianças, ocorrido em Chiapas, no dia anterior. Os assassinos eram paramilitares que queriam combater o movimento zapatista, que luta pelo direito dos indígenas no sul do país.