O Guia do Churrasco Perfeito

Foto: istock

Churrasco é assunto sério, que divide opiniões – e desperta paixões – como se fosse uma religião. Essa foi a primeira conclusão a que cheguei durante minha busca pelo churrasco perfeito.

Definir a técnica perfeita, então, é quase como mexer em vespeiro, porque cada churrasqueiro tem a sua. Nem sempre há consenso e, muitas vezes, o método que um profissional defende é, justamente, aquele que o outro ataca.

Quer um exemplo? O churrasqueiro Daniel Lee crava que o bom e velho espeto continua imbatível para quem não tem muita experiência. “Você põe uma peça grande no espeto, tira a casquinha à medida que a carne vai assando e volta o corte para a churrasqueira. Assim é menor o risco de errar o ponto.”

Tatiana Bassi, filha do lendário churrasqueiro Marcos Bassi (1948-2013), discorda. “Para quem é assador de primeira viagem, melhor cortar a carne em postas de dois dedos de altura e colocá-las direto na grelha, a 15 centímetros da brasa. Bastam cerca de três minutos de cada lado.”

Como a intenção aqui é esclarecer, não complicar, o jeito foi separar os assuntos: a cada assador profissional, reservei um tema dentro do universo da brasa. Juntando as cinco lições, você consegue acertar cada uma das etapas do churrasco, da escolha da grelha aos acompanhamentos, chegando ao cálculo das quantidades de carne e bebida para o banquete churrasqueiro.

Leia tudo no site UOL clicando aqui